O PAPEL DAS TIC NAS EMPRESAS SOCIAIS BRASILEIRAS: UMA COMPARAÇÃO DAS CAPACIDADES TECNOLÓGICAS DE EMPRESAS COM E SEM FINS LUCRATIVOS

  • Marcelo T. Okano
  • Fernando Meirelles
  • Maria Alexandra Cunha

Resumo

Este trabalho explora o papel das TICs nas empresas sociais através das teorias das capacidades, pois a tecnologia da informação e da comunicação (TIC) tem sido reconhecida como um importante catalisador do progresso nacional e da transformação social, uma visão que motivou as normas de telecomunicações do início do século XX, garantindo o acesso universal a todos os cidadãos. O nosso objetivo é estudar o papel das TIC nas empresas sociais através da comparação das capacidades tecnológicas nas organizações com fins lucrativos e sem Fins Lucrativos (OSFIL). Este estudo trata-se de uma pesquisa exploratória, baseada em dados secundários, com análise qualitativa de dados e amparada na literatura científica. Após o estudo destes indicadores/habilidades comparativos as organizações com fins lucrativos, nas cincos capacidades/recursos hardware, governo eletrônico, internet, recurso humano e telefonia celular demonstraram índices de capacidades menores que as organizações com fins lucrativos, mas em nenhum dos indicadores tivemos ausência de recurso.  


 

Publicado
Nov 21, 2017
Como Citar
OKANO, Marcelo T.; MEIRELLES, Fernando; CUNHA, Maria Alexandra. O PAPEL DAS TIC NAS EMPRESAS SOCIAIS BRASILEIRAS: UMA COMPARAÇÃO DAS CAPACIDADES TECNOLÓGICAS DE EMPRESAS COM E SEM FINS LUCRATIVOS. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 3, n. 09, p. 107, nov. 2017. ISSN 2446-5763. Disponível em: <http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/109>. Acesso em: 22 set. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v3i9p107-125.