EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA STARTUPS: UMA REFLEXÃO SOBRE O IMPACTO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS PARA O AMADURECIMENTO DO ECOSSISTEMA DE STARTUPS NO BRASIL

  • Roberta Dionello
  • Celi Langhi
  • Marcelo T. Okano

Resumo

Em meio ao atual cenário da economia brasileira o incentivo ao empreendedorismo e à educação empreendedora tem sido uma prática constante principalmente porque são os pequenos empreendimentos que movimentam a economia. O objetivo do presente estudo foi fazer uma reflexão a respeito do desenvolvimento de competências empreendedoras por meio da utilização dos conceitos da teoria da aprendizagem significativa e aprendizagem empreendedora e os impactos da utilização destas competências para o amadurecimento do ecossistema de Startups no Brasil. dos grandes desafios para as organizações que buscam aumentar seus lucros, reduzir os custos decorrentes do processo produtivo e manter-se competitivas no mercado está relacionado com a tomada de decisões. A Pesquisa Operacional (PO) lida com diversos problemas e é aplicada em diversas áreas como: indústria, transporte, serviços públicos etc., de maneira que obtenha a melhor solução ou solução ótima e auxiliando os gestores e executivos a tomar as melhores decisões. Dentre os métodos analíticos da PO, está a Programação Linear (PL) que está relacionada ao planejamento de recursos escassos, atendendo as condições operacionais e os objetivos estabelecidos. Desta O método utilizado para a elaboração do estudo foi qualitativo e consistiu em revisão da literatura por meio de pesquisa bibliográfica, aplicação e análise dos resultados de um questionário aplicado a partir da plataforma online Google forms. As análises identificaram a preocupação crescente do setor com o desenvolvimento das competências empreendedoras, a inter-relação entre as aprendizagens empreendedora e significativa com o aprimoramento das competências empreendedoras e por fim a necessidade de aprofundar estas reflexões para embasar o crescimento estruturado do setor.

Publicado
Fev 1, 2020
Como Citar
DIONELLO, Roberta; LANGHI, Celi; OKANO, Marcelo T.. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA STARTUPS: UMA REFLEXÃO SOBRE O IMPACTO DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS PARA O AMADURECIMENTO DO ECOSSISTEMA DE STARTUPS NO BRASIL. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 5, n. 15, p. 456, fev. 2020. ISSN 2446-5763. Disponível em: <http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/282>. Acesso em: 27 fev. 2020. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v5i15p456-480.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##