AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO ACADÊMICA, EXPECTATIVA DE FUTURO E MOTIVAÇÃO ACADÊMICA EM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS ARIQUEMES

  • Roberto Luís da Silva Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
  • Lucas Rodrigues Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
  • Angélica Lago Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
  • Wanderlei José Pires Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
  • Juliana Minardi Galo

Resumo

No sistema de ensino os profissionais buscam a identificação de fatores que contribuem para a obtenção do sucesso escolar e profissional. Neste sentido, o estudo teve como objetivo avaliar a satisfação acadêmica, expectativa de futuro e a motivação acadêmica dos alunos dos cursos de graduação do Instituto Federal de Rondônia - Campus Ariquemes. Participaram da pesquisa 79 estudantes, com média de idade de 26,06 anos (s = 9,316), variando de 17 a 58 anos. Na distribuição por sexos, 36,7% dos respondentes (29 alunos) são do sexo masculino e 63,3% são do sexo feminino (50 alunos). O questionário de investigação continha questões sociodemográficas (sexo e idade) e variáveis acadêmicas (período e curso). Fora utilizada para avaliação da motivação acadêmica, a Escala de Motivação Acadêmica. Já a avaliação da satisfação acadêmica foi trabalhada na Escala de Satisfação Acadêmica Universitária e por fim, para a mensuração da expectativa de futuro utilizou-se a Escala de Expectativa de Futuro. Todas as escalas supracitadas foram validadas para amostras brasileiras. Dentre os resultados, não se observou diferenças significativas nos fatores das escalas em função do sexo. Na análise da correlação da idade e o período com os fatores da escalas, somente fora observada correlação negativa do período com a percepção do ambiente pedagógico. Por outro lado, correlações positivas entre os fatores da satisfação acadêmica e os fatores da motivação acadêmica foram percebidas. Sugere-se a construção de modelos de equações estruturais para mensurar a relação entre as variáveis.

Publicado
Ago 31, 2019
Como Citar
CARVALHO, Roberto Luís da Silva et al. AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO ACADÊMICA, EXPECTATIVA DE FUTURO E MOTIVAÇÃO ACADÊMICA EM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS ARIQUEMES. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 5, n. 14, p. 36, ago. 2019. ISSN 2446-5763. Disponível em: <http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/231>. Acesso em: 21 nov. 2019. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v5i14p36-52.