GESTÃO DO CONHECIMENTO EM EQUIPES DE TRABALHO: UM ESTUDO APLICADO EM EMPRESAS ASSOCIADAS AO NÚCLEO DE RELAÇÕES HUMANAS NA CIDADE DE ARAGUARI-MG

Resumo

A Gestão do Conhecimento nas organizações está se tornando cada vez mais importante para sustentar a vantagem competitiva. Assim, torna-se cada vez mais necessário identificar o nível da Gestão do Conhecimento nas empresas. Este estudo aborda os efeitos da Gestão do Conhecimento (GC), que busca verificar a atuação da gestão do conhecimento em organizações integrantes do Núcleo de Relações Humanas localizadas na cidade de Araguari-MG. O questionário foi aplicado a uma amostra de vinte gestores que responderam o instrumento da Escala de Gestão do Conhecimento (EGC) reduzida, programada no sistema online SurveyMonkey. A análise dos dados foi realizada a partir dos resultados obtidos através do software SSPS, em que foram tratados e refinados. Os resultados revelam que entre os fatores identificados na EGC reduzida, a Orientação cultural para o conhecimento obteve pontuação de 76,86. Pode-se identificar junto aos gestores associados ao Núcleo de Relações Humanos na Cidade de Araguari-MG que existem uma orientação às práticas, às regras e normas e aos procedimentos instituídos e que devem ser seguidos nas suas respetivas organizações. Este estudo abre, assim, novos caminhos para importância das práticas de gestão do conhecimento nas organizações, contribuindo com novo conhecimento empírico capaz de melhorar os resultados organizacionais.


Palavras-chave: Gestão do Conhecimento. EGC. Gestores.

Publicado
set 1, 2021
Como Citar
DE CARVALHO, Tássio Mascarenhas; PONCIANO, Emanuel Soares; BIANCHI, Eliane Maria Pires Giavina. GESTÃO DO CONHECIMENTO EM EQUIPES DE TRABALHO: UM ESTUDO APLICADO EM EMPRESAS ASSOCIADAS AO NÚCLEO DE RELAÇÕES HUMANAS NA CIDADE DE ARAGUARI-MG. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 7, n. 20, p. 43, set. 2021. ISSN 2446-5763. Disponível em: <http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/436>. Acesso em: 23 abr. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v7i20p43-65.