A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v4i12p151-177Palavras-chave:
Diferencial Competitivo. Inovação. Mercado de Trabalho. Recrutamento & Seleção., Innovación, Mercado de trabajo, Reclutamiento y selecciónResumo
As constantes mudanças nos cenários político e econômico têm exigido maior flexibilidade e inovação das organizações, em seus diferentes processos. Considerando que as empresas se mantêm competitivas por meio das atividades desenvolvidas pelos indivíduos que as integram, a Gestão de Pessoas vem se tornando, cada vez mais, uma área estratégica, que também precisa inovar para atrair e reter pessoas que possam agregar conhecimento e criatividade às organizações. Nesse sentido, o presente artigo visa apresentar as percepções dos profissionais de recrutamento e seleção acerca das melhorias proporcionadas pelo processo de inovação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, a partir de referenciais teóricos, a fim de obter aprofundamento sobre a estruturação das etapas que compõem o processo de recrutamento e seleção, além de compreender como se aplicam suas distintas técnicas e ferramentas. Além disso, foi aplicado um questionário para os profissionais da área em questão, com o intuito de entender quais são as principais vantagens obtidas pelas organizações que promovem a inovação para recrutar e selecionar pessoas. Os resultados da pesquisa demonstram que a substituição de métodos tradicionais por ferramentas contemporâneas, sobretudo as tecnológicas, tem propiciado melhores resultados de seleção às empresas.
Downloads
Referências
ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de; VILAS BOAS, Ana Alice. Gestão estratégica de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
A Tecnologia da Internet Aplicada ao Recrutamento e Seleção. Disponível em:< http://www.rhlink.com.br/noticias/a-tecnologia-da-internet-aplicada-ao-recrutamento-e-selecao/>. Acesso em 06 de Nov de 2016.
BANOV, Márcia Regina. Recrutamento, Seleção e Competências. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
BIRKMAN. Disponível em: https://birkman.com/resources/case-studies/. Acesso em 03 de Nov 2016.
CARVALHO, Anderson. As gerações Baby Boomer, X, Y e Z. Disponível em: <http://www.coisaetale.com.br/2012/04/as-geracoes-baby-boomer-x-y-e-z/>. Acesso em 28 de ago de 2016.
CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal: como agregar talentos à empresa. 7. ed. Barueri: Manole, 2009.
CRUZ, Renato. O desafio da inovação: a revolução do conhecimento nas empresas brasileiras. São Paulo: Editora Senac, 2011.
DECENZO, David A.; ROBBINS, Stephen P.; WOLTER, Robert. Fundamentos de gestão de pessoas.Tradução de Luciano Antonio Gomide. São Paulo: Saraiva, 2013.
DESSLER, Gary. Administração de recursos humanos.Tradução de Cecília Leão Oderich. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
DISC. Disponível em: <http://www.discmatch.com.br/teoria.asp>. Acesso em 27 out 2016.
FABRÍCIO, Mariana. Empresa utiliza WhatsApp para recrutar novos trabalhadores. Disponível em: <http://www.diariodepernambuco.com.br/app/46,2/2015/08/05/interna_tecnologia,590569/empresa-utiliza-whatsapp-para-recrutar-novos-trabalhadores.shtml>. Acesso em 11 de set 2016.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
JONASH, Ronald S. O valor da inovação: como as empresas mais avançadas atingem alto desempenho e lucratividade.Tradução de Flávia Beatriz Rössler. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
KOSACHENCO, Camila. Conheça as novas técnicas recrutamento de pessoal que buscam atrair mais candidatos. Disponível em: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2015/06/conheca-as-novas-tecnicas-de-recrutamento-de-pessoal-que-buscam-atrair-mais-candidatos-4787695.html. Acesso em 25 de set de 2017.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
LUANDRE, Soluções em recursos humanos. Cresce participação da Mulher no mercado de trabalho. Disponível em: http://www.luandre.com.br/Noticia/Cresce_participacao_da_Mulher_no_mercado_de_trabalho. Acesso em 21 de ago de 2017.
MARINO, Caroline. Você tem perfil para trabalhar em uma startup?. Revista Exame, jan. 2013. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/voce-tem-perfil-para-trabalhar-em-uma-startup>. Acesso em: 17 set. 2017.
MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
MÉTODO BIRKMAN. Disponível em: http://www.birkmanbrasil.com/. Acesso em 25 de set de 2017.
MICHALAK, Lilian. MBTI – Indicador de preferências pessoais. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/mbti-indicador-de-preferencias-pessoais/25704/. Acesso em 27 de out 2017.
PONTES, Benedito Rodrigues. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal. 7. ed. São Paulo: LTr, 2014.
PUGLIESI, Nataly. As boas opções de cursos para profissionais de RH. Disponível em:<http://exame.abril.com.br/revista-voce-rh/edicoes/35/noticias/volta-as-aulas-2>. Acesso em 21 de ago de 2017.
RODRIGUEZ, Juliana. Já pensou em usar o Whatsapp para recrutar?. Disponível em:<http://recrutar.empregoligado.com.br/ja-pensou-em-usar-o-whatsapp-para-recrutar/#sthash.bvutbm4O.dpbs>. Acesso em 11 de set de 2017.
SEGALA, Mariana. Qual é o perfil ideal para o profissional de RH de startups?. Você RH, n. 27, jul. 2013. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/revista-voce-rh/edicoes/27/noticias/para-comecar-do-zero>. Acesso em: 17 set. 2017.
Redes sociais se tornam importante ferramenta de recrutamento. Disponível em: <http://g1.globo.com/globo-news/contacorrente/noticia/2015/01/redes-sociais-se-tornam-importante-ferramenta-de-recrutamento.html>. Acesso em 06 de Nov de 2017.
Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos. Disponível em: <http://satepsi.cfp.org.br/>. Acesso em: 16 out. 2017.
Site Ministério do Trabalho e Emprego. Disponível em: <http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/ResultadoFamiliaRecursosTrabalho.jsf>. Acesso em: 21 de ago. 2017.
VIEIRA, Fábio. Novo tempo em recrutamento e seleção. Disponível em: http://www.rh.com.br/Portal/Recrutamento_Selecao/Artigo/7719/novo-tempo-em-recrutamento-e-selecao.html. Acesso em 06 de Nov de 2017..