MARCAS PRÓPRIAS: FATORES DETERMINANTES PARA A DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR

  • Antonio Aparecido de Carvalho
  • Alvaro Francisco Fernandes Neto
  • Milton Carlos Farina
  • Daniel Del Lama
  • Leonardo Birche de Carvalho USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Resumo

A concorrência acirrada no ramo supermercadista faz emergir estratégias de diferenciação de seus produtos, destaca-se a criação e expansão de marcas próprias. O objetivo do estudo foi  identificar os fatores que determinam o consumo de produtos de marcas próprias em detrimento de produtos de marcas tradicionais, os objetivos específicos foram  identificar os motivos pelos quais os consumidores não estão dispostos ao consumo de tais produtos, além de identificar os motivos que levaram consumidores de produtos de marca própria a não mais consumi-los.


 Trata-se de uma pesquisa quantitativa com mensuração de escala intervalar, cujos dados primários foram coletados com o uso de questionário aplicado a uma amostra não probabilística de consumidores das cidades que compõem a região do ABC paulista. A pesquisa é relevante ao relacionar os conceitos de marcas e decisão de compra do consumidor a produtos de marcas próprias. O resultado a partir de 145 questionários, cuja análise se deu pelo uso de métodos estatísticos de frequência e análise fatorial multivariada, demonstraram que os principais fatores do consumo de produtos de marcas próprias são a satisfação das necessidades e qualidade percebida. Já os consumidores que não estão dispostos a consumir elegeram o desconhecimento da marca como motivo para tal. Os que consumiam e deixaram de fazê-lo destacam a baixa qualidade do produto. A partir dos dados obtidos as redes supermercadistas poderão adotar estratégias para consolidar o consumo de tais produtos, além dos subsídios que a pesquisa poderá trazer para pesquisas acadêmicas em outras localidades.   

Publicado
Set 4, 2019
Como Citar
DE CARVALHO, Antonio Aparecido et al. MARCAS PRÓPRIAS: FATORES DETERMINANTES PARA A DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 5, n. 14, p. 347, set. 2019. ISSN 2446-5763. Disponível em: <http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/260>. Acesso em: 19 set. 2019. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v5i14p347-375.