INTERNACIONALIZAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO SEGMENTO DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO: FATORES QUE IMPACTAM NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO

  • Antonio Aparecido De Carvalho FASB - Faculdade de São Bernardo
  • Davi França Berne FACCAMP
  • Milton Carlos Farina USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Alvaro Franciscco Fernandes Neto UNIPAULISTANA

Resumo

O presente artigo tem foco nas micro e pequenas empresas do ramo de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do estado de São Paulo, pois tais empresas apresentam relevância para o desenvolvimento econômico e social regional e nacional. O objetivo da pesquisa está em identificar os fatores que influenciam na tomada de decisão para o processo de internacionalização. Como objetivo específico buscou-se identificar as dificuldades encontradas em relação ao processo de internacionalização. Utilizou-se de uma pesquisa quantitativa com questionário composto por três partes, a primeira com a caracterização dos respondentes, a segunda composta por questões escalares relacionadas às influências do processo de internacionalização e a terceira com foco nas dificuldades encontradas no processo de internacionalização dos negócios.  O questionário foi enviado eletronicamente, com retorno de 394 questionários válidos. A pesquisa mostrou que os fatores relevantes para a tomada de decisão são a necessidade de as empresas buscarem outros mercados para expansão de suas atividades, a saturação do mercado interno e a concorrência acirrada. Quanto às dificuldades, destacou-se o atraso no recebimento proveniente dos produtos vendidos no exterior, o atendimento pós venda e a necessidade de promover alterações no produto para atender as especificações internacionais.

Publicado
Abr 1, 2021
Como Citar
DE CARVALHO, Antonio Aparecido et al. INTERNACIONALIZAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO SEGMENTO DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO: FATORES QUE IMPACTAM NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 7, n. 19, p. 114, abr. 2021. ISSN 2446-5763. Disponível em: <http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/375>. Acesso em: 18 set. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v7i19p114-140.