APLICAÇÃO DA FERRAMENTA ERGONÔMICA CHECKLIST DE COUTO NA AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES ERGONÔMICAS EM POSTOS DE TRABALHO E AMBIENTES INFORMATIZADOS

  • Suellen Grimm Pacheco
  • Mauro César Aparício de Souza
  • Alexandra Priscilla Tregue Costa
  • David Barbosa de Alencar
  • Ricardo Silva Parente Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia - ITEGAM

Resumo

Este artigo tem o intuito de avaliar as estações de trabalho nas cinco áreas laborais de atendimento informatizado ao cliente de uma Instituição acadêmica, utilizando a ferramenta Checklist Hudson Couto, objetivando propor melhorias que reduza possíveis riscos de doenças ocupacionais. A metodologia aplicada foi uma avaliação do tipo descritiva, entretanto a coleta das informações foi realizada através de amostragem por meio da aplicação de um questionário contendo 12 blocos de questões relacionados à: postura no trabalho, estrutura dos postos de trabalho, layout, ferramentas de trabalho e organização da tarefa. O resultado demonstrou uma pontuação que indicava boa condição de trabalho, porém com possibilidades de melhoria. A avaliação ergonômica realizada na área laboral possibilitou a adequação do layout, visando principalmente à promoção da saúde do trabalhador e a redução do desgaste articular.

Publicado
Ago 22, 2020
Como Citar
PACHECO, Suellen Grimm et al. APLICAÇÃO DA FERRAMENTA ERGONÔMICA CHECKLIST DE COUTO NA AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES ERGONÔMICAS EM POSTOS DE TRABALHO E AMBIENTES INFORMATIZADOS. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 6, n. 17, p. 91, ago. 2020. ISSN 2446-5763. Disponível em: <http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/311>. Acesso em: 24 set. 2020. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v6i17p91-116.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##