AVALIAÇÃO DO ATENDIMENTO AMBULATORIAL DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO

  • Renata Pereira Oliveira
  • Paulo Roberto de Sousa Monteiro
  • Antonio José Marinho Ribeiro
  • Augusto da Cunha Reis
  • Ana Cláudia Dias

Resumo

O atendimento aos pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS) envolve aspectos diversos de qualidade e humanização de forma a garantir a boa prestação do serviço. O presente estudo tem como objetivo analisar o nível de satisfação dos usuários atendidos no ambulatório do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho que atende por dia aproximadamente 1.500 usuários do SUS.


Como procedimento metodológico utilizou-se uma pesquisa exploratória por meio de entrevista com a responsável pela gestão do ambulatório e pesquisa documental que envolveu a análise dos dados gerados no ano de 2017 registrados no setor da ouvidoria do hospital. Como resultado, este trabalho retrata na literatura um estudo de caso em um hospital brasileiro que apresenta um bom exemplo de atendimento a população local. Apesar da carência do sistema de saúde brasileiro e limitações de recursos financeiros, profissionais e estruturais, o hospital de estudo segue os princípios do SUS de garantir o acesso integral e universal aos usuários do Sistema Único de Saúde.

Publicado
Abr 10, 2020
Como Citar
OLIVEIRA, Renata Pereira et al. AVALIAÇÃO DO ATENDIMENTO AMBULATORIAL DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 6, n. 16, p. 321, abr. 2020. ISSN 2446-5763. Disponível em: <http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/306>. Acesso em: 04 jun. 2020. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v6i16p321-334.