SIMULAÇÃO LOGÍSTICA COMO FERRAMENTA DE TOMADA DE DECISÃO EM UM POSTO MÉDICO DE UM CENTRO RELIGIOSO
DOI:
https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v2i6p1-14Palavras-chave:
Qualidade, Simulação, Arena, Atendimento ao Cliente, Quality, Simulation, Customer ServiceResumo
O Centro Religioso utilizado neste artigo recebe anualmente cerca de 11 milhões e meio de pessoas, tendo em determinados finais de semana um movimento de peregrinos que ultrapassam 200.000 (duzentas mil) pessoas, números impressionantes para uma cidade que tem aproximadamente 35.000 (trinta e cinco mil) habitantes. O Posto Médico do Centro Religioso atende em média 21.000 (vinte e um mil) pessoas por ano, além de dar assistência aos seus 1.500 (mil e quinhentos) colaboradores. Desta forma, um atendimento eficiente e rápido, se faz necessário, pois muitos diagnósticos podem ser identificados e, assim, tratados. Neste trabalho serão coletados dados referentes ao atendimento ambulatorial da Instituição Religiosa e, com base nestas informações, será construído um modelo computacional no Software Arena, com o objetivo de analisar o processo atual e criar cenários que buscam a melhoria no atendimento. A busca por melhorias contínuas na prestação por serviços são necessários para o crescimento e o sucesso de uma empresa. A aplicação dessa simulação será realizada de forma prática por meio de uma pesquisa quantitativa, onde serão coletados dados referentes ao atendimento realizado no Posto Médico, juntamente, com bases bibliográficas, identificando possíveis mudanças e agregando conhecimento ao pesquisador e ao artigo apresentado. A modelagem em simulação tem sido cada vez mais utilizada como uma ferramenta que permite a análise de um processo atual sem que a estrutura original seja afetada. Desta forma, possíveis melhorias poderão ser planejadas e organizadas com eficácia.
Downloads
Referências
DATASUS.GOV.BR. Disponível em: <http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/cnes/tipo_estabelecimento.htm>. Acesso em 05 de novembro de 2014.
FREITAS FILHO, Paulo José de. Introdução à Modelagem e Simulação de Sistemas e Aplicações em Arena. Florianópolis: Visual Books, 2008.
FRIGERI, Jadir Antonio; BIANCHI, Márcia; BACKES, Rosemary Gelatti. “Um estudo sobre o uso das técnicas de simulação no processo de elaboração e execução dos planejamentos estratégico e operacional”. ConTexto, Porto Alegre, v. 7, n. 12, 2007, pp. 1-24.
MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
PIDD, Michael. Modelagem empresarial: ferramentas para tomada de decisão. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1996.
SAKURADA, Nelson; MIYAKE, Dario Ikuo. “Aplicação de simuladores de eventos discretos no processo de modelagem de sistemas de operações de serviços”. Gestão & Produção, São Carlos, v. 16, n. 1, 2009, pp. 25-43.
SCHRIBER, Thomas J. Simulation Using GPSS. New York: Wiley, 1974.