SIMULAÇÃO COMO FERRAMENTA DE SUPORTE NA ANÁLISE DE PROBLEMAS EM UM FLUXO DE TRABALHO: APLICAÇÃO EM UMA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL

  • Gabriéle de Farias Gianocario Alves
  • Adriano Maniçoba da Silva

Resumo

Simulação é uma técnica de planejamento e análise muito usada em empresas e projetos científicos. Dentro da logística temos vários tipos de aplicação desta técnica, sendo uma delas a simulação de eventos discretos (SED) onde se simula uma operação com uma sequência de eventos que ocorrem em determinados tempos. O objetivo deste artigo é simular o fluxo de trabalho dos setores de uma Agência de Marketing Digital de forma a analisar seus processos e otimizá-los quando necessário. Para isso, foi utilizado o programa Arena Simulation onde foram configurados os processos de trabalhos, seus tempos, suas dinâmicas, e assim fazer uma análise baseada em dados que o próprio programa calcula e disponibiliza. Os resultados apresentam que os membros dos setores estão no seu limite de produção, fazendo-se necessário uma atitude estratégica, seja ela baseada em novas contratações, remodelagem dos processos, redistribuição da carga de trabalho ou SCRUM. A importância de se fazer uma análise mais detalhada de processos é a previsão de problemas e o planejamento de suas soluções.

Publicado
dez 22, 2023
Como Citar
ALVES, Gabriéle de Farias Gianocario; DA SILVA, Adriano Maniçoba. SIMULAÇÃO COMO FERRAMENTA DE SUPORTE NA ANÁLISE DE PROBLEMAS EM UM FLUXO DE TRABALHO: APLICAÇÃO EM UMA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 9, n. 27, p. 41, dez. 2023. ISSN 2446-5763. Disponível em: <http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/656>. Acesso em: 19 jul. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v9i27p41-59.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##