ANÁLISE INTERSECCIONAL ENTRE AS VARIÁVEIS CLASSE, GÊNERO E RAÇA A PARTIR DE UMA PESQUISA QUANTITATIVA SOBRE POLÍTICA E DEMOCRACIA

  • Claudyanne Rodrigues de Almeida IFMT Campus Rondonópolis
  • Karina Andrea Tarca IFMT Campus Rondonópolis
  • Higor Henrique Carvalho Oliveira IFMT Campus Rondonópolis
  • Maysa Nunes Barbosa Vilela IFMT Campus Rondonópolis
  • Carlos Daniel Sirqueira Santos IFMT Campus Rondonópolis
  • Giliane Lima Leite IFMT Campus Rondonópolis
  • Camila Santana Nunes IFMT Campus Rondonópolis

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise sociológica acerca da intersecção de dados entre as variáveis de classe, gênero e raça trazidas no âmbito da pesquisa quantitativa denominada “Percepção social sobre democracia, cidadania e direitos humanos em Rondonópolis-MT”, realizada por professores e alunos do IFMT, da mesma cidade. Esta pesquisa, que vem sendo realizada desde 2017, objetivou medir a percepção dos moradores deste município acerca destes temas políticos, através do levantamento de dados via aplicação de questionário, com vistas a serem utilizados tanto para fins pedagógicos quanto analíticos. Diante das diversas informações trazidas pela pesquisa, optamos por apresentar neste artigo uma análise dos dados de classe, gênero e raça, cruzados com alguns dados de percepção política registrados na pesquisa. O conceito de interseccionalidade, como vem sendo utilizado na teoria sociológica, demonstrou-se relevante para pensá-las, como colocado por alguns autores e no que tange às análises sobre ideologias políticas, desigualdades sociais, modos de discriminação e efetivação dos direitos humanos.

Publicado
Dez 13, 2020
Como Citar
DE ALMEIDA, Claudyanne Rodrigues et al. ANÁLISE INTERSECCIONAL ENTRE AS VARIÁVEIS CLASSE, GÊNERO E RAÇA A PARTIR DE UMA PESQUISA QUANTITATIVA SOBRE POLÍTICA E DEMOCRACIA. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 6, n. 18, p. 286, dez. 2020. ISSN 2446-5763. Disponível em: <http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/361>. Acesso em: 28 jan. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v6i18p286-300.