ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS ESTUDANTES MATRICULADOS NA FATEC ZONA LESTE

  • Edson Company Colalto Junior Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos do CEETEPS
  • Lucas Santos de Queiroz Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos do CEETEPS
  • Célio Daroncho FECFAU Unicamp
  • João Roberto Maiellaro Fatec Zona Leste
  • Alexandre Formigoni Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos do CEETEPS

Resumo

Este estudo propõe uma análise da distribuição espacial dos estutantes matriculados na Faculdade de Tecnologia da Zona Leste. Em um cenário acadêmico dinâmico, compreender a distribuição espacial dos estudantes do ensino superior torna-se um componente importante para a gestão e aprimoramento do ambiente educacional. Com a ajuda de ferramentas de geoprocessamento, denominadas de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), é possível mapear a disposição geográfica das residências dos estudantes, revelando padrões e agrupamentos que auxiliam em tomadas de decisões para diferentes frentes de trabalho. O artigo tem como objetivo geral analisar a distribuição espacial dos estudantes da Faculdade de Tecnologia da Zona Leste, explorando diferentes raios de distância, a partir de dados secundários obtidos a partir da solicitação de bilhete de transporte. Os objetivos específicos são: verificar a quantidade de alunos por curso que solicitam bilhetes de transporte;  mapear a distribuição espacial das possíveis residências dos estudantes; identificar agrupamentos de acordo com os raios de distância e; entender a área de abrangência da Fatec Zona Leste. A pesquisa utiliza dados secundários, obtidos junto à secretaria acadêmica da Fatec Zona Leste e são provenientes de planilha gerada a partir de formulário, o qual os alunos preenchem no início de cada semestre para solicitação ou renovação de bilhete de transporte. Os dados foram importados no Power BI e, a partir do ArcGIS foi possível mapear a distribuição espacial, traçar raios de distância para identificar agrupamentos e entender que a abrangência da Fatec Zona Leste está principalmente dentro da Região Metropolitana de São Paulo.


 

Publicado
abr 13, 2024
Como Citar
COLALTO JUNIOR, Edson Company et al. ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS ESTUDANTES MATRICULADOS NA FATEC ZONA LESTE. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 10, n. 28, p. 40, abr. 2024. ISSN 2446-5763. Disponível em: <http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/693>. Acesso em: 19 jul. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v10i28p40-53.