MINHA VIDA VIROU UMA LIVE: UMA ANÁLISE INFOCOMUNICACIONAL DAS INTERAÇÕES MIDIÁTICAS DA PLATAFORMA DE STREAMING ZOOM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

  • Fernando Pedro de Moraes
  • Heloísa de Araújo Duarte Valente

Resumo

É crescente a atenção científica da comunicação para a interação e a performance das estruturas tecnológicas dos streamings. Este artigo aborda uma modalidade de streaming promovido pela plataforma Zoom, direcionada a prática acadêmica, utilizando a perspectiva da Teoria Ator-Rede. O Zoom é uma plataforma que teve seu crescimento estimado, motivado pela crise criada pelo COVID-19 (Coronavirus Disease – COVID-19), de cerca de 458% em número de usuários em cerca de 17.000 instituições educacionais espalhadas pelo mundo. 


É uma plataforma utilizada para transmitir sessões de reuniões OnDemand ou ao vivo e que vem sendo performada para novos modelos de comunicação e interação de aulas, por pessoas conectadas na rede de Internet com dispositivos tecnológicos de acesso como Notebook ou Celular. Dessa maneira, o interesse deste artigo é analisar as novas possibilidades de participação nos processos infocomunicacionais, em aspectos de interação e de performance, mediados por plataformas de streamings, observando grupos de alunos de uma instituição de ensino particular brasileira na modalidade de Pós-Graduação. Estruturas de comunicação mediadas por recursos informáticos e suas competências – InfoCom – UFRGS.

Publicado
dez 22, 2022
Como Citar
DE MORAES, Fernando Pedro; VALENTE, Heloísa de Araújo Duarte. MINHA VIDA VIROU UMA LIVE: UMA ANÁLISE INFOCOMUNICACIONAL DAS INTERAÇÕES MIDIÁTICAS DA PLATAFORMA DE STREAMING ZOOM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 8, n. 24, p. 235, dez. 2022. ISSN 2446-5763. Disponível em: <http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/544>. Acesso em: 26 jan. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v8i24p235-256.