MINHA VIDA VIROU UMA LIVE: UMA ANÁLISE INFOCOMUNICACIONAL DAS INTERAÇÕES MIDIÁTICAS DA PLATAFORMA DE STREAMING ZOOM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Resumo
É crescente a atenção científica da comunicação para a interação e a performance das estruturas tecnológicas dos streamings. Este artigo aborda uma modalidade de streaming promovido pela plataforma Zoom, direcionada a prática acadêmica, utilizando a perspectiva da Teoria Ator-Rede. O Zoom é uma plataforma que teve seu crescimento estimado, motivado pela crise criada pelo COVID-19 (Coronavirus Disease – COVID-19), de cerca de 458% em número de usuários em cerca de 17.000 instituições educacionais espalhadas pelo mundo.
É uma plataforma utilizada para transmitir sessões de reuniões OnDemand ou ao vivo e que vem sendo performada para novos modelos de comunicação e interação de aulas, por pessoas conectadas na rede de Internet com dispositivos tecnológicos de acesso como Notebook ou Celular. Dessa maneira, o interesse deste artigo é analisar as novas possibilidades de participação nos processos infocomunicacionais, em aspectos de interação e de performance, mediados por plataformas de streamings, observando grupos de alunos de uma instituição de ensino particular brasileira na modalidade de Pós-Graduação. Estruturas de comunicação mediadas por recursos informáticos e suas competências – InfoCom – UFRGS.