O VALOR DO PROJETO DE UMA MINA DE OURO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA PELOS MODELOS DE FLUXO DE CAIXA DESCONTADO E DE OPÇÕES REAIS

O VALOR DO PROJETO DE UMA MINA DE OURO:

Resumo

A decisão de investir em projetos de mineração é estratégica. Em geral, modelos de avaliação econômica, tais como o Fluxo de Caixa Descontado (FCD), são usados para analisar a viabilidade desses projetos. Segundo o FCD, as entradas e saídas de recursos financeiros são conhecidas e a estratégia empresarial concebida no início do projeto será mantida até o término dele. Porém, na prática, as decisões são tomadas sob incerteza e os gestores dispõem de certas flexibilidades. Nessas condições, a literatura sugere que os projetos sejam avaliados por Opções Reais. Assim, esse estudo analisa, comparativamente, os valores de um projeto de mineração de ouro quando avaliado por esses dois modelos. As incertezas do preço do produto, do custo de extração e do teor recuperável são implementadas por simulação de Monte Carlo. A opção de abandonar o projeto após o primeiro ano de operação, quando este poderia ser vendido por valor predeterminado, é admitida como flexibilidade gerencial. Os resultados revelam que a incorporação da incerteza e da flexibilidade gerencial na análise econômica agrega valor ao projeto. Com isso, o projeto até então rejeitado pelo FCD tornou-se viável pela análise por Opções Reais. Constatou-se ainda que com a proximidade do fim da vida operacional da mina, em virtude da redução da estimativa dos fluxos de caixa futuros, aumenta a probabilidade de abandono do projeto.

Publicado
Fev 1, 2020
Como Citar
RODRIGUES, Alexandre de Cássio; SILVEIRA GONTIJO, Tiago; DIAS DE ALMEIDA, Georgenes Cláudio. O VALOR DO PROJETO DE UMA MINA DE OURO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA PELOS MODELOS DE FLUXO DE CAIXA DESCONTADO E DE OPÇÕES REAIS. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 5, n. 15, p. 122, fev. 2020. ISSN 2446-5763. Disponível em: <http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/243>. Acesso em: 09 abr. 2020. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v5i15p122-134.