GESTÃO DE STAKEHOLDERS (GS) NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GP): CASOS MÚLTIPLOS SOB A LUZ DO PMBOK
DOI:
https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v3i7p158-173Palavras-chave:
Gerenciamento de Projetos, Partes Interessadas, Stakeholders, Interested Parts, Project ManagementResumo
No ano de 2013, o Project Management Institute (PMI) promoveu a inclusão de uma nova área de conhecimento destinada ao gerenciamento das partes interessadas ou stakeholders no Um Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (PMBOK). Com isso, levantam-se questões sobre a importância desse tema e se existe a necessidade de trabalhar corretamente com os stakeholders para que o projeto seja eficaz e efetivo. O objetivo desta pesquisa foi analisar a importância da gestão das partes interessadas no gerenciamento de projetos. Buscou-se relacionar a gestão dos stakeholders com as principais falhas existentes durante a gestão de projetos, procurando descobrir se um inadequado gerenciamento das partes poderia contribuir para a incidência das mesmas. A coleta de dados em campo utilizado para obter as respostas consistiu na aplicação de um questionário eletrônico com perguntas abertas, elaborado a partir de revisão bibliográfica do tema. Sete experientes gerentes de projetos responderam ao questionário e, após a análise dos dados, identificou-se que se o gerenciamento dos stakeholders for feito corretamente pode minimizar problemas principalmente relacionados com a definição do escopo e, consequentemente, em outras áreas como prazo e custo. Conclui-se que a criação dessa nova área de conhecimento pelo PMI foi acertada e que os gerentes de projetos podem investir consideráveis recursos no gerenciamento das partes interessadas para que os escopos do produto e do projeto sejam bem definidos, e para que seja viabilizado o cumprimento do cronograma dentro do orçamento estabelecido.
Downloads
Referências
DRUCKER, P. (2001). O melhor de Peter Drucker: a Administração. São Paulo: Nobel.
EISENHARDT, K. M. (1989). Building theories from case study research. Academy of Management Journal, 14(4), 532-550.
FREEMAN, R. E. (2010). Strategic Management: a Stakeholder Approach. New York: Cambridge.
GIL, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas.
HELDMAN, K. (2005). Gerencia de projetos: fundamentos: um guia prático para quem quer certificação em gerencia de projetos. Rio de Janeiro: Elsevier.
KERZNER, H. (2007) Gestão de projetos: as melhores práticas. 2º Ed. Porto Alegre: Bookman.
KERZNER, H. SALADIS, F. P. (2011a) Gerenciamento de projetos orientado pelo valor. Porto Alegre: Bookman.
__________. (2011b). O que os Executivos precisam saber sobre Gerenciamento de Projetos. Porto Alegre: Bookman.
LOPES, L. (2012). Atrasos em projetos de TI empresariais causados por falhas na ges-tão dos stakeholders: um estudo exploratório. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Uni-versidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Disponível em: <http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14999> Acesso em: 7 jul. 2014.
LYRA, M. G.; GOMES, R. C.; JACOVINE, L. A. G.; (2009(, O papel dos stakeholders na sustentabilidade da empresa: contribuições para a construção de um modelo de análi-se. Revista de Administração Contemporânea – RAC, 13 (Edição Especial), 39-52.
MITCHELL, R. K., AGLEE, B. R., & WOOD, D. J. (1997). Toward a theory of stakeholder identification and salience: defining the principle of who and what really counts. The Academy of Management Review, 22(4), 853-886.
PMBOK. (2013). Um guia do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de proje-tos. 5 ed. Pensilvânia: Project Management Institute.
ROEDER, T. (2013). Managing project stakeholders: building a foundation to achieve project goals. New Jersey: John Wiley & Sons.
SAVAGE, G. T., NIX, T. W., WHITEHEAD, C. J., & BLAIR, J. D. (1991). Strategies for as-sessing and managing organizational stakeholders. Academy of Management Execu-tive, 5(2), 61-75.
SCHIBI, O. (2014). Managing stakeholder expectations for Project success: a knowledge integration framework and value focused approach. Plantation: J. Ross Publishing.
VARGAS, R. V. (2005). Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais compe-titivos. 6º ed. Rio de Janeiro: Brasport.
VARGAS, R. V. (2012). Planejamento em 140 tweets: dicas rápidas sobre ideias, con-ceitos e aplicações do gerenciamento de projetos nas empresas e na sua vida. Rio de Janeiro: Brasport.
XAVIER, C. M. S.; CHUERI, L. O. V. (2008) Metodologia de gerenciamento de projetos no terceiro setor: uma estratégia para a condução de projetos. Rio de Janeiro: Brasport.
YIN, R. K. (2014). Case study research: design and methods. 5ª ed. California: Sage.