A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PROJETOS NO PODER EXECUTIVO: UM ESTUDO DE CASO DO MUNICíPIO DE JAICÓS- PI

Autores

  • Daniela Veloso Paiva
  • Cícero Eduardo Walter

DOI:

https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v5i14p146-160

Palavras-chave:

Gestão de Projetos, Recursos, Gestão Pública Municipal, Eficiência

Resumo

Os desafios na administração pública municipal têm crescido constantemente, e as necessidades financeiras dos municípios dificilmente podem ser sanadas pela arrecadação regular. Nessa perspectiva, as transferências voluntárias tornam-se aliadas na captação de recursos, sendo preciso para tal e elaboração de projetos. Este artigo pretende analisar a importância da gestão de projetos para o poder público municipal e relatar de que maneira são estruturados os processos de gestão de projetos nessa esfera pública. Para tal, realizou-se uma pesquisa exploratória, utilizando como procedimento técnico o estudo de caso do município de Jaicós-PI. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação de uma entrevista estruturada ao contador do município. Os resultados apontam que a gestão de projetos é considera importante na obtenção de recursos para o município, mas que em longo prazo o processo pode ser considerado dispendioso, por fazer uso da terceirização ao invés do desenvolvimento de estruturas que subsidiem a capacitação de profissionais do quadro efetivo do município para realizar a atividade internamente com mais eficiência, sendo este um princípio basilar da gestão pública municipal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Veloso Paiva

Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Piauí

Cícero Eduardo Walter

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-Campus Oeiras

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Manual de procedimentos para execução de convênios ou termos de compromisso e para obras e serviços de engenharia executados direta ou indiretamente pela funasa / Ministério da Saúde, Fundação Nacional de Saúde. – Brasília : Funasa, 2015.

BRASIL, Tribunal de Contas da União. Convênios e outros repasses. Tribunal de contas da união. – 4.ed. Brasília: Secretaria-Geral de Controle Externo, 2013.

CARVALHO, Claudinê Jordão. Elaboração e gestão de projetos. Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2011.CORRÊA, Henrique. Administração da produção e operações, manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, 2010.

DELLAGNELO, Eloise; SILVA, Rosimeri. Análise de conteúdo e sua aplicação em pesquisa na administração. VIEIRA, Marcelo. Pesquisa Qualitativa em Administração: Teoria e Pratica. Organizadores: Marcelo Milano F. Vieira, Deborah M. Zouain.Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.



GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed – São Paulo: Atlas, 2009.



GANATRA, A. Amadurecendo o gerenciamento de projetos com a utilização de uma metodologia. Disponível em: PMI Virtual Library | <www.PMI.org.2011> acesso em: 15 Dez 2018.


GRANJA, Sandra Inês Baraglio Elaboração e avaliação de projetos / Sandra Inês Baraglio Granja. – 2. ed. reimp. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2012. 120p. :

JUNIOR, Ivan Coriolano Barros Durand, DALL’AGNOL, Roberto Mauro A Importância da gestão de projetos na captação de recursos para a administração municipal. REDES - Rev. Des. Regional, Santa Cruz do Sul, v. 19, nº 2, p. 126 - 137, maio/ago. 2014.


KERZNER, Harold. Gerenciamento de projetos: uma abordagem sistêmica para planejamento, programação e controle/ Harold Kerzner, tradução de João Gama Neto e Joyce I. Prado. – São Paulo: Editora Blucher, 2015.

KOHL, André e OLIVEIRA, Josele Nara Delazeri. Gestão da qualidade na administração pública brasileira. In: Anais do VIII Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2012.


LOBO, Eduardo Elaboração e avaliação de projetos . Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2014.


MACHADO, Ana Cláudia Adriano A terceirização na administração pública: vantagens e desvantagens. Fundação Getulio Vargas. Rio de Janeiro, 2008.


MENEZES, Luís Cesar de Moura. Gestão de projetos: 2ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2003.

METRING, R. A. Pesquisas cientificas: planejamento para iniciantes. Curitiba: Juruá, 2009.

NETO, Orlando de Sá Cavalcante, Costa, Fabio Gondim Pereira da. Manual de obtenção de recursos federais para os municípios. Distribuição gratuita Senado Federal – Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). Brasília, 2011.

PRADO, D. Gerenciamento de projetos e programas nas organizações. Nova Lima, Minas Gerais: INOG Tecnologia e Serviços, 2004. v. 1.

SEBRAE. Políticas públicas: conceitos e práticas. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2008.

SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino à Distância da Universidade Federal de Santa Catarina, 2001.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e método. 3 ed. Porto Alegre, RS. Editora Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2019-08-31

Como Citar

Paiva, D. V., & Walter, C. E. (2019). A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PROJETOS NO PODER EXECUTIVO: UM ESTUDO DE CASO DO MUNICíPIO DE JAICÓS- PI. South American Development Society Journal, 5(14), 146. https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v5i14p146-160

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.