A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PROJETOS NO PODER EXECUTIVO: UM ESTUDO DE CASO DO MUNICíPIO DE JAICÓS- PI
DOI:
https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v5i14p146-160Palavras-chave:
Gestão de Projetos, Recursos, Gestão Pública Municipal, EficiênciaResumo
Os desafios na administração pública municipal têm crescido constantemente, e as necessidades financeiras dos municípios dificilmente podem ser sanadas pela arrecadação regular. Nessa perspectiva, as transferências voluntárias tornam-se aliadas na captação de recursos, sendo preciso para tal e elaboração de projetos. Este artigo pretende analisar a importância da gestão de projetos para o poder público municipal e relatar de que maneira são estruturados os processos de gestão de projetos nessa esfera pública. Para tal, realizou-se uma pesquisa exploratória, utilizando como procedimento técnico o estudo de caso do município de Jaicós-PI. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação de uma entrevista estruturada ao contador do município. Os resultados apontam que a gestão de projetos é considera importante na obtenção de recursos para o município, mas que em longo prazo o processo pode ser considerado dispendioso, por fazer uso da terceirização ao invés do desenvolvimento de estruturas que subsidiem a capacitação de profissionais do quadro efetivo do município para realizar a atividade internamente com mais eficiência, sendo este um princípio basilar da gestão pública municipal.
Downloads
Referências
BRASIL, Tribunal de Contas da União. Convênios e outros repasses. Tribunal de contas da união. – 4.ed. Brasília: Secretaria-Geral de Controle Externo, 2013.
CARVALHO, Claudinê Jordão. Elaboração e gestão de projetos. Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2011.CORRÊA, Henrique. Administração da produção e operações, manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, 2010.
DELLAGNELO, Eloise; SILVA, Rosimeri. Análise de conteúdo e sua aplicação em pesquisa na administração. VIEIRA, Marcelo. Pesquisa Qualitativa em Administração: Teoria e Pratica. Organizadores: Marcelo Milano F. Vieira, Deborah M. Zouain.Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed – São Paulo: Atlas, 2009.
GANATRA, A. Amadurecendo o gerenciamento de projetos com a utilização de uma metodologia. Disponível em: PMI Virtual Library | <www.PMI.org.2011> acesso em: 15 Dez 2018.
GRANJA, Sandra Inês Baraglio Elaboração e avaliação de projetos / Sandra Inês Baraglio Granja. – 2. ed. reimp. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2012. 120p. :
JUNIOR, Ivan Coriolano Barros Durand, DALL’AGNOL, Roberto Mauro A Importância da gestão de projetos na captação de recursos para a administração municipal. REDES - Rev. Des. Regional, Santa Cruz do Sul, v. 19, nº 2, p. 126 - 137, maio/ago. 2014.
KERZNER, Harold. Gerenciamento de projetos: uma abordagem sistêmica para planejamento, programação e controle/ Harold Kerzner, tradução de João Gama Neto e Joyce I. Prado. – São Paulo: Editora Blucher, 2015.
KOHL, André e OLIVEIRA, Josele Nara Delazeri. Gestão da qualidade na administração pública brasileira. In: Anais do VIII Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2012.
LOBO, Eduardo Elaboração e avaliação de projetos . Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2014.
MACHADO, Ana Cláudia Adriano A terceirização na administração pública: vantagens e desvantagens. Fundação Getulio Vargas. Rio de Janeiro, 2008.
MENEZES, Luís Cesar de Moura. Gestão de projetos: 2ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2003.
METRING, R. A. Pesquisas cientificas: planejamento para iniciantes. Curitiba: Juruá, 2009.
NETO, Orlando de Sá Cavalcante, Costa, Fabio Gondim Pereira da. Manual de obtenção de recursos federais para os municípios. Distribuição gratuita Senado Federal – Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). Brasília, 2011.
PRADO, D. Gerenciamento de projetos e programas nas organizações. Nova Lima, Minas Gerais: INOG Tecnologia e Serviços, 2004. v. 1.
SEBRAE. Políticas públicas: conceitos e práticas. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2008.
SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino à Distância da Universidade Federal de Santa Catarina, 2001.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e método. 3 ed. Porto Alegre, RS. Editora Bookman, 2005.