VISUAL MERCHANDISING E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O CRESCIMENTO NAS VENDAS DE VAREJO DE TINTA
DOI:
https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v10i29p187-204Palavras-chave:
Merchandising, ambientação de loja, ponto de venda, vendas, consumidorResumo
Ao entrar em um supermercado, loja de departamento ou qualquer outro comércio o consumidor tem contato com centenas de milhares de produtos e opções, mas o que realmente faz ele optar por um produto. Entre as diversas ações de marketing que buscam gerar valor, reconhecimento de marca e necessidade de compra, as técnicas de visual “merchandising” são trabalhadas especificamente no ponto de venda e buscam atrair, reter, aumentar a permanência no cliente no local e estimular a escolha de um produto em detrimento a outro. Este estudo teve o objetivo de mostrar que essas técnicas contribuíram para o crescimento do faturamento e aumentaram o volume de vendas de produtos com maior valor agregado. Para isso, por meio de Pesquisa Quantitativa, foi analisado o desempenho de um expositor de ferramentas para pintura antes e após as aplicações de técnicas de visual “merchandising”. Foi observado que, após as mudanças de posicionamento, colocando produto com menor saída no primeiro contato com o cliente, além de produtos de maior valor agregado em posições que facilitassem a sua visualização, esses produtos tiveram melhor desempenho de vendas, aumentando tanto a quantidade quando o “ticket” médio da categoria. Desta forma, pode-se concluir que a aplicação correta de as técnicas de visual “merchandising” resulta em aumento de faturamento, aumento no valor do “ticket” médio e estimulam a venda de produtos determinados pelo setor de marketing.
Downloads
Referências
Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas [ABRAFATI]. 2021. O Setor de Tintas no Brasil. Disponível em: < https://abrafati.com.br/setor-de-tintas/dados-do-setor/>. Acesso em: 16 jul.2022.
Fundação de Dados. 2022. Relatório Analítico Panorama Setorial. Disponível em: < https://fundacaodedados.com.br/graficos/>. Acesso em: 16 jul. 2022.
BATISTA, Karen; ESCOBAR, Maria Andrea Rocha. 2020. A importância do visual merchandising na percepção dos consumidores. Revista Gestão em Análise 9:93-108.
BLESSA, Regina. 2006. Merchandising no ponto-de-venda. 4ed. Atlas. São Paulo, SP, Brasil.
COBRA, Marcos. 1988. Marketing essencial; conceitos, estratégia e controle. 1ed. Atlas. São Paulo, SP, Brasil.
COBRA, Marcos. 2002. Um resumo do percurso do marketing brasileiro. Revista FAE Business 4: 28-32.
DE ARAUJO, Myvrian Hazy Braga; RIBEIRO, Henrique César Melo; BEZERRA, Elaine Pontes. VISUAL MERCHANDISING: a Vitrine e sua Influência no Comportamento do Consumidor. Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI, v. 4, n. 2, p. 56-76, 2017.
DE BARROS, Fernanda Angélica. O visual merchandising: a correta exposição de produtos como ferramenta estratégica para o comércio varejista. José Eduardo Ferreira Lopes, p. 97
JUNKES, Caroline Florentino. 2019. Visual merchandising: uma ferramenta para captar novos clientes em uma loja de varejo. Monografia, Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Criciúma, SC, Brasil.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. 2012. Administração de marketing. 14ed. Pearson Education do Brasil. São Paulo, SP, Brasil.
KOTLER, Philip; KARTAJAVA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. 2012. Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. 1ed. Elsevier. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
MARTINS, Fernanda Zolet. 2012. A influência do Visual Merchandising no comportamento de compra do consumidor. Monografia, Centro Universitário de Brasil - CEUB, Brasília, DF, Brasil.
MORGAN, Tony. 2016. Visual Merchandising. Window and in-store displays for retail. 3ed. Laurence King. Publishing Ltd. London, England.
STETTINER, CAIO FLAVIO ET. AL. Varejo Omnichannel:. Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco, v. 6, p. 48-68, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Daniele Cristina Canfil , Roberto Padilha Moia , Rogério Pierangelo , Ana Lúcia da Rocha Silva , Marcelo Salles da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.