"CORE- MAAS – COVID 19 RESILIENT MOBILITY AS A SERVICE" UMA FERRAMENTA LOGISTICA NA MOBILIDADE DO TRANSPORTE

Autores/as

  • Amanda Beatriz Alba
  • Nathalia Augusto Morandi
  • Magaly Pazzian Romão

DOI:

https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v7i21p302-318

Palabras clave:

Locomoção, Mobilidade Urbana, Transporte Público, Maas Mobility

Resumen

Este trabalho apresenta uma discussão teórica visando analisar o impacto das empresas de transporte individual nos transportes públicos e mobilidade urbana no cenário de pandemia que assola todo o mundo.

Em um cenário onde a pandemia por COVID 19 atinge o mundo todo, está sendo  necessário a realização de adaptações nas formas de locomoção e mobilidade por todos os meios de transportes, e mais enfaticamente no transporte público em função de suas características operacionais.

Em contrapartida, ocorre a reação do mercado com o surgimento do conceito Maas Mobility as a service, o qual em tradução literal significa o conceito de se entender a mobilidade como uma oportunidade de serviço a ser oferecido, que é caracterizado pela infinidade de oportunidades geradas pela necessidade de deslocamento , através do uso da inteligência e dos grandes bancos de dados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amanda Beatriz Alba

FATEC JAHU

Nathalia Augusto Morandi

FATEC JAHU

Magaly Pazzian Romão

EESC USP

Citas

CATAPULT, T. S. Mobility as a service - Exploring the opportunity for mobility as a service in the UK. [S.l.]. 2016.
JACOBS, J. City Resilience Framework. The Rockefeller Foundation. Nova York, p. 24. 2014.
SILVA, E. D. O. Cidades resilientes: novos rumos para uma cidade do futuro. Jus Brasil, 2012. Disponivel em:
<https://evanderoliveira.jusbrasil.com.br/artigos/152036518/cidades-resilientes-novos-rumos-para-uma-cidade-do-futuro#:~:text=A%20resili%C3%AAncia%20urbana%20%C3%A9%20a,suas%20estruturas%20e%20fun%C3%A7%C3%B5es%20b%C3%A1sicas>.
SILVA, H. O potencial das soluções MaaS (Mobility as a service). tegUp Ventures, 07 Março 2019. Disponivel em: <https://www.tegup.com/o-potencial-das-solucoes-maas-mobility-as-a-service/#:~:text=O%20modelo%20Mobility%20as%20a,transa%C3%A7%C3%A3o%20e%20planejamento%20de%20viagem>.
CARDOSO, F. CORE MAAS: UMA PROPOSTA PARA A MOBILIDADE COMO SERVIÇO DURANTE A PANDEMIA. Smart Cities - Cidades Sustentáveis, 2020. Disponivel em: <https://smart-cities.pt/mobilidade/maas-pandemia-coremaas3003/>. Acesso em: 21 Novembro 2020.
CIDADES, M. D. (2005). Mobilidade e Política Urbana: Subsídios para uma Gestão Integrada. Rio de Janeiro.
LIMA, G. C. (2018). Mobility as a service na promoção da mobilidade sustentável: o caso do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.
SILVA, H. (2019). O potencial das soluções MaaS (Mobility as a Service). Acesso em 23 de Novembro de 2020, disponível em TegUp Ventures: https://www.tegup.com/o-potencial-das-solucoes-maas-mobility-as-a-service/

WRI BRASIL, SKEDGO, UITP, WHIMAPP, DELOITTE, METHOD CITY. Disponível em: https://summitmobilidade.estadao.com.br/ir-e-vir-no-mundo/como-surgiu-o-conceito-de-mobilidade-como-servico-maas/ Acesso em: 20 de novembro de 2020.

Publicado

2021-12-10

Cómo citar

Alba, A. B., Morandi, N. A., & Romão, M. P. (2021). "CORE- MAAS – COVID 19 RESILIENT MOBILITY AS A SERVICE" UMA FERRAMENTA LOGISTICA NA MOBILIDADE DO TRANSPORTE. South American Development Society Journal, 7(21), 302. https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v7i21p302-318

Artículos similares

> >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.