APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS (MASP) NA PRODUÇÃO DE OVOS DE PÁSCOA EM UMA INDÚSTRIA DE CHOCOLATES

  • Mateus Elias Campos Monteiro de Andrade
  • Thiara Cezana Gomes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marcos Wagner Jesus Servare Junior

Resumo

A gestão da qualidade e a gestão da manutenção quando efetivas são alavancas essenciais para obtenção de vantagens competitivas em empresas. Nesse cenário, ambas podem auxiliar na obtenção de maior disponibilidade e confiabilidade dos ativos, diminuição de custos e aumento da produtividade. Assim, este estudo tem como objetivo aplicar a Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP) para redução de quebra da máquina ensacadeira no setor de Páscoa de uma indústria de chocolates situada na cidade Vila Velha, ES. Para isso, ferramentas da qualidade como diagrama de Ishikawa, matriz GUT e 5W2H, integraram-se ao MASP de maneira a subsidiar o levantamento e priorização das causas do problema, além da organização e direcionamento de ações de melhoria. Após aplicação do MASP, os resultados mostraram uma redução de 64% do tempo de parada de linha por quebra da máquina ensacadeira, ao comparar-se campanhas de Páscoa subsequentes. Tal fato, ratifica a relevância da metodologia como forma de resolução sistematizada de problemas de qualidade com foco na melhoria contínua.

Publicado
Set 1, 2021
Como Citar
DE ANDRADE, Mateus Elias Campos Monteiro; GOMES, Thiara Cezana; SERVARE JUNIOR, Marcos Wagner Jesus. APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS (MASP) NA PRODUÇÃO DE OVOS DE PÁSCOA EM UMA INDÚSTRIA DE CHOCOLATES. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 7, n. 20, p. 185, set. 2021. ISSN 2446-5763. Disponível em: <http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/421>. Acesso em: 29 nov. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v7i20p185-203.