ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DE CLUSTERS – O CASO DO ARRANJO AEROESPACIAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP

  • Juliana Arnaut de Santana Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo
  • Ana Cláudia Azevedo Universidade Federal de Viçosa

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a competitividade do cluster aeroespacial de São José dos Campos - SP, comparando o estágio de desenvolvimento do respectivo arranjo nos anos de 2009 e 2016. Para tanto, adotou-se o modelo proposto por Zaccarelli et al. (2008) que defini onze fundamentos de competitividade a serem observados. A abordagem deste estudo complementa o modelo em questão propondo métricas correspondentes que operacionalizam o dimensionamento de cada um dos onze fundamentos, haja vista que estas diferem conforme a natureza das atividades de cada cluster. Logo, realizou-se uma pesquisa exploratória e descritiva, envolvendo coleta de dados de fontes primárias (entrevistas semiestruturadas) e secundárias (análise documental e bibliográfica). Concluiu-se validando a aplicabilidade do modelo para análise da competitividade, constatando a evolução do cluster no período pesquisado. A contribuição deste estudo é de cunho metodológico e gerencial, centrada em viabilizar a operacionalização dos fundamentos de competitividade de cluster, para o setor específico da indústria aeroespacial.

Publicado
ago 22, 2020
Como Citar
DE SANTANA, Juliana Arnaut; AZEVEDO, Ana Cláudia. ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DE CLUSTERS – O CASO DO ARRANJO AEROESPACIAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 6, n. 17, p. 59, ago. 2020. ISSN 2446-5763. Disponível em: <http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/309>. Acesso em: 29 mar. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v6i17p59-90.