DEFINIÇÃO DE MODAL DE TRANSPORTE ÓTIMO PARA COMPONENTE ELETROELETRÔNICO DE UMA EMPRESA MULTINACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v4i12p21-33Palavras-chave:
Modais, Transporte, custo, vantagem, desvantagem, Modal, transport, cost, advantage, disadvantageResumo
Nos últimos anos, com o aumento contínuo da competividade entre as organizações, e a necessidade de reduzir ao máximo os custos no processo produtivo, torna-se indispensável para as empresas encontrar medidas para satisfazerem as expectativas dos clientes em relação à entrega de produtos, realização de serviços e ainda atender as normas de qualidade. Por esse motivo o desenvolvimento e implementação de sistemas que auxiliem no gerenciamento e escolha do melhor modal são imprescindíveis. Nesse contexto, a pergunta que rege este artigo é: como e por que uma modalidade de transporte de cargas é mais eficiente que outra para o escoamento de produção de produtos eletroeletrônicos? O objetivo principal será analisar e identificar um sistema que possibilite a obtenção da decisão ótima do Modal de Transporte que será utilizado para entrega de componentes eletroeletrônicos na Argentina. A justificativa para esse projeto é ilustrar o grau de eficácia nos procedimentos utilizados para escolha do melhor sistema modal. Neste artigo serão comparados os modais aéreos, rodoviários e ferroviários. Serão apresentados também vantagens e desvantagens, que possuem custos mais altos e também menores, suas facilidades e dificuldades para o uso conforme o tipo de produto/mercadoria a ser transportada.
Downloads
Referências
BALLOU, Ronald H.. Gerenciando a Cadeia de Suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. 2001
BARTHOLOMEU, Daniela Bacchi; CAIXETA FILHO, José Vicente. Impactos econômicos e ambientais decorrentes do estado de conservação das rodovias brasileiras: um estudo de caso. Rev. Econ. Sociol. Rural, Brasília , v. 46, n. 3, p. 703-738, set. 2008 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032008000300006&lng=pt&nrm=iso>.
BETARELLI JUNIOR, Admir Antônio; BASTOS, Suzana Quinet de Andrade; PEROBELLI, Fernando Salgueiro. Interações e encadeamentos setoriais com os modais de transporte: uma análise para diferentes destinos das exportações brasileiras. Econ. Apl., Ribeirão Preto , v. 15, n. 2, p. 223-258, jun. 2011 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-80502011000200004&lng=pt&nrm=iso>.
COLAVITE, Alessandro Serran; KONISHI, Fabio. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Tema 2015 - Otimização dos recursos e desenvolvimento http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/802267.pdf
MORGADO, Andréa Vaz; PORTUGAL, Licínio da Silva; MELLO, Andréa Justino Ribeiro. Acessibilidade na Região Amazônica através do transporte hidroviário. J. Transp. Lit., Manaus , v. 7, n. 2, p. 97-123, Apr. 2013 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000200006&lng=en&nrm=iso>.
NASCIMENTO, Joel Castro do; Silva, Ocileide Custodio. XXXII Encontro Nacional de Engenharia da Produção. Tema: Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Socail: aS Contribuições da Engenharia de Produção. http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2012_TN_STP_157_915_21116.pdf
RIBEIRO, P.C.C.; FERREIRA, K. A. Logística e transporte: uma discussão sobre os modais de transporte e o panorama brasileiro. In: XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), Curitiba – PR, 23 a 25 de outubro de 2002. Disponível em: <http://www.tecspace.com.br/paginas/aula/mdt/artigo01-MDL.ddf> Acesso em: 31/10/2016
WOOD JR., Thomaz; BINDER, Marcelo Pereira. Prisioneiros do discurso: o caso da indústria brasileira de transporte aéreo. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro , v. 44, n. 6, p. 1273-1300, Dec. 2010 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122010000600002&lng=en&nrm=iso>. access on 02 Nov. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122010000600002.
YIN, ROBERT K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.








