VOLUNTARIADO E TECNOLOGIA: A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Autores

  • Anna Julia Carvalho
  • Nathaly Pires Da Silva
  • Marcelo T. Okano

DOI:

https://doi.org/10.24325/v9i27p254-269

Palavras-chave:

Aplicativo, Voluntariado, Tecnologia, Conexão

Resumo

O presente artigo tem como finalidade o desenvolvimento de um aplicativo para conectar pessoas que tenham interesse em desenvolver trabalho voluntário, com instituições que necessitam desse modelo de serviço. Com a proposta de desenvolver um trabalho de graduação para o curso tecnológico de design de mídias digitais, nasceu a ideia, que irá viabilizar a utilização dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Nesse contexto, a observação da sociedade e o estudo das tecnologias disponíveis nos levaram a questionar: como utilizar essas tecnologias para promover o encontro entre organizações e pessoas que estejam dispostas a prestar serviços voluntários? Assim, iniciamos diversas investigações sobre o tema em artigos, teses e reportagens para entender melhor o assunto e identificar quais os requisitos que o aplicativo precisa atender para ser eficiente e inovador além de contribuir com o crescimento dessa atividade social que é o voluntariado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Julia Carvalho

FATEC Barueri

Nathaly Pires Da Silva

FATEC Barueri

Marcelo T. Okano

PPGEP UNIP e FATEC Barueri

Referências

Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). NBR ISO 9241-11:2010 Ergonomia da interação humano-sistema – Parte 210: Projeto centrado no ser humano para sistemas interativos. 2011.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CARNEIRO, Eduardo. Tendências e comportamentos digitais do Brasil 1H2021. Comscore, 2021. Disponível em: https://www.comscore.com/por/Insights/Apresentacoes-e-documentos/2021/Tendencias-e-comportamentos-digitais-do-Brasil-1H2021.
COSTA, Rogério da. Por um novo conceito de comunidade: redes sociais, comunidades pessoais, inteligência coletiva. Interface-comunicação, saúde, educação, v. 9, p. 235-248, 2005.
DE SOUSA, Milene Rocha; BERTOMEU, João Vicente Cegato. UX Design na criação e desenvolvimento de aplicativos digitais. Informática na educação: teoria & prática, v. 18, n. 2, 2015.
FALCONER, Andres Pablo. A promessa do terceiro setor. Centro de Estudos em Administração do Terceiro Setor. Universidade de São Paulo, 1999.
GARRETT, James J. The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web and Beyond. Berkeley: New Riders, 2011.
LEITE, J. L.; PEREIRA, C. B. O voluntariado digital como oportunidade de impacto social. In: Anais do VII Congresso Internacional de Inovação e Tecnologia. São Paulo: Universidade Nove de Julho, 2020.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea.5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2010
LOWDERMILK, Travis. Design Centrado no Usuário: um guia para o desenvolvimento de aplicativos amigáveis. São Paulo: Novatec, 2013.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. V. Metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 2004.
NORMAN, Donald A. Design Emocional: Por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia a dia.1. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2004.
NEIL, Theresa. Padrões de design para aplicativos móveis. Novatec Editora, 2012.
PUTNAM, Robert D. Bowling Alone: The Collapse and Revival of American Community. New York: Simon & Schuster, 2000.
RHEINGOLD, Howard. A Comunidade Virtual: uma sociedade sem fronteiras. Lisboa: Gradiva, 1993.
SLAYTON, Rebecca L. et al. Volunteer management practices and volunteer motivation: Scale development and validation. Nonprofit and Voluntary Sector Quarterly, v. 47, n. 1, p. 172-190, 2018.
SMITH, Adam. Uma investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações. In: Adam Smith. São Paulo, Abril Cultural, coleção. Os Economistas, 1776.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2023-12-23

Como Citar

Carvalho, A. J., Da Silva, N. P., & T. Okano, M. (2023). VOLUNTARIADO E TECNOLOGIA: A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL. South American Development Society Journal, 9(27), 254. https://doi.org/10.24325/v9i27p254-269

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.