A APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE TEMPOS, MOVIMENTOS E MÉTODOS NO ABASTECIMENTO DE UMA CÉLULA DE SOLDAGEM ROBOTIZADA DE UMA INDÚSTRIA METAL MECÂNICA

Resumo

Este estudo foi motivado pela necessidade das empresas em se manterem sempre competitivas no mercado. É de suma importância que as mesmas realizem estudos para determinar qual a melhor forma de executar uma tarefa ou atividade, sendo que, isso deve ocorrer ainda na fase de projeto e melhorado durante sua vida útil. O trabalho se justifica pela necessidade de alcançar níveis de padronização elevados e eficiência produtiva, consequentemente reduzindo custos para as organizações. A metodologia utilizada foi caracterizada em duas fases, na qual a primeira foi uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos relacionados ao tema e, na segunda, as etapas foram hipoteticamente aplicadas aos conceitos da ferramenta de tempos, movimentos e métodos em um estudo de caso, por meio da coleta de dados, observação dos métodos e técnicas de trabalho, tomada de tempo por cronoanálise, definição do tempo padrão, entre outros. Tais estudos procuraram e identificaram atividades e operações desnecessárias que não agregavam valor ao processo. O ganho esperado, se aplicado o estudo, será de 68% no tempo de execução e 89% na atividade de movimentação do operador no processo de abastecimento da célula robotizada. Com isso, ocorrerá melhoras significativas na eficiência produtiva do operador e ganhos para a empresa.

Publicado
Set 1, 2021
Como Citar
LUCIANO, Erik Leonel et al. A APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE TEMPOS, MOVIMENTOS E MÉTODOS NO ABASTECIMENTO DE UMA CÉLULA DE SOLDAGEM ROBOTIZADA DE UMA INDÚSTRIA METAL MECÂNICA. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 7, n. 20, p. 140, set. 2021. ISSN 2446-5763. Disponível em: <http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/408>. Acesso em: 18 set. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v7i20p140-161.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##