O INÍCIO DO ENSINO DE TECNOLOGIA NO ESTAO DE SÃO PAULO

  • Vânia Regina Boschetti Universidade de Sorocaba/UNISO.
  • Lauro Carvalho de Oliveira Faculdade de Tecnologia de Sorocaba

Resumo

Este artigo é baseado em trabalho de doutorado, que trata da instalação da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba. O trabalho faz uma cronologia, marcada pela revisão das publicações jornalísticas do período analisado de 1968 a 1975. Pela revisão objetiva-se localizar as primeiras manifestações para a criação de um novo modelo de curso superior, as ideias, as ações dos atores envolvidos, a determinação das forças políticas estaduais e federais, que influenciaram na decisão de, efetivamente, implantar e testar, no país, os cursos de tecnologia. Analisa as necessidades de criação de cursos de curta duração voltados para o trabalho, para arranjos produtivos locais, para a transferência de tecnologia, para a interiorização da indústria e, sobretudo, para as necessidades técnicas da indústria brasileira. Relata as dificuldades de aceitação da instalação da Faculdade de Tecnologia por parte dos dirigentes locais e as constantes publicações negativas elaboradas pela mídia impressa.


E por fim faz um paralelo entre o desenvolvimento socioeconômico e industrial de Sorocaba e região e a instalação da Faculdade de Tecnologia, que aconteceram no mesmo período, mostrando a evolução da escola e de seus cursos para atender as necessidades técnicas do parque industrial instalado, que enfatiza a influência da faculdade no desenvolvimento industrial e socioeconômico da cidade de Sorocaba e da região.


 

Publicado
Mar 8, 2017
Como Citar
BOSCHETTI, Vânia Regina; DE OLIVEIRA, Lauro Carvalho. O INÍCIO DO ENSINO DE TECNOLOGIA NO ESTAO DE SÃO PAULO. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 1, n. 3, p. 01 - 13, mar. 2017. ISSN 2446-5763. Disponível em: <http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/19>. Acesso em: 14 out. 2019.