UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA 5S: A REALIDADE DAS ORGANIZAÇÕES DO OESTE PAULISTA

  • Alysson Henrique Lima da Silva
  • Rafaela Rafaela Ribeiro
  • Gustavo Yuho Endo
  • Leonardo de Carvalho
  • Erika Mayumi Kato-Cruz
  • Lechan Colares-Santos

Resumo

A gestão da qualidade é entendida como uma filosofia gerencial que exige mudanças de atitudes e de comportamento. Uma das ferramentas mais utilizadas para racionalização do ambiente de trabalho que pode auxiliar na vantagem competitiva é o programa 5S. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar a utilização do Programa 5S nas organizações do Oeste Paulista. A pesquisa é qualitativa, classificada como descritiva, a coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada e utilizou o software Atlas.ti para auxiliar na análise de conteúdo das entrevistas.




Os principais achados apontam que das 18 empresas consultadas, 13 não possuíam o programa 5S e duas não aceitaram participar da pesquisa. Já as três empresas que participaram da pesquisa, foi possível identificar os benefícios que o programa traz para organização que estão relacionados com a prevenção de erros, proporciona segurança, padronização, motivação e um ambiente de trabalho mais agradável. Já os benefícios para os colaboradores estão relacionados com a diminuição do cansaço físico e mental, e possibilitando a união das equipes de trabalho.

Publicado
jan 2, 2023
Como Citar
DA SILVA, Alysson Henrique Lima et al. UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA 5S: A REALIDADE DAS ORGANIZAÇÕES DO OESTE PAULISTA. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 8, n. 24, p. 339, jan. 2023. ISSN 2446-5763. Disponível em: <http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/547>. Acesso em: 26 jan. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v8i24p339-359.