PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP): DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO PROCESSO DE ENVIO E RECEBIMENTO DE MATERIAIS PARA TERCEIROS

  • José Henrique de Andrade IFSP
  • André Luiz Romano IMMES
  • Josadak Astorino Marçola UNIP
  • Francisco Andrea Simões Braga UNIARA
  • Bruna Carvalho Nunes Rocha Graduanda – IFSP

Resumo

A necessidade de controles robustos é crescente nas organizações, notadamente no que se refere à gestão de materiais, da qualidade e dos custos. Concomitantemente, tem crescido a adoção de terceiros para realização de atividades que até então eram desenvolvidas internamente nas organizações industriais. Alinhado a esse cenário, o presente trabalho tem como objetivo discutir desafios e oportunidades observados no processo de envio e recebimento de materiais para terceiros. Para atingir o objetivo proposto realizou-se uma revisão bibliográfica sobre os temas de interesse e um estudo múltiplo de casos em empresas industriais do interior do Estado de São Paulo. Como principais resultados observou-se a necessidade de melhoria nos controles internos das organizações envolvidas, melhor utilização de recursos e ferramentas já disponíveis nos sistemas integrados de gestão e melhoria no processo de avaliação de fornecedores, incorporando critérios que considerem as demandas do Planejamento e Controle da Produção.

Publicado
ago 22, 2020
Como Citar
DE ANDRADE, José Henrique et al. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP): DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO PROCESSO DE ENVIO E RECEBIMENTO DE MATERIAIS PARA TERCEIROS. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 6, n. 17, p. 338, ago. 2020. ISSN 2446-5763. Disponível em: <http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/338>. Acesso em: 29 mar. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v6i17p338-356.