TERCEIRIZAÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Genivaldo Marcilio Frez
  • Vanessa Mieiro Mello

Palavras-chave:

Emprego, Desemprego, Precarização do Trabalho, Terceirização no Brasil

Resumo

                A terceirização no Brasil é utilizada pelas grandes empresas para reduzir a folha de pagamento, e geralmente tem impacto negativo para os trabalhadores. Ao ficar sob a responsabilidade de empresas menores, os funcionários são mais expostos a violações de seus direitos, como exploração do trabalho análogo ao escravo, calotes de salários, riscos à sua saúde e jornadas de trabalho excessivas. Na prática, a terceirização é a transferência de serviços e funcionários de uma empresa para outra. Tecnicamente, esse conceito é definido como um modelo de gestão e organização administrativa que permite que um determinado serviço seja executado por terceiros, que terão autonomia técnica e jurídica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, O. N. – Terceirização de Serviços na Administração Pública – Sociedade Democrática, direito público e controle externo – Brasília: Tribunal de Contas da União, 2006.

CARELLI, R. de L – Terceirização e Intermediação de Mão de obra na Administração Pública – Revista LTr – Volume 67, nº 06 Jun. 2003.

CASSAR, Vólia Bomfim. Direito do Trabalho. Método. 10ª ed. 2014.

DELGADO, Gabriela Neves. Terceirização – Paradoxo do Direito do Trabalho Contemporâneo. São Paulo: LTr 2003, cita Márcio Túlio Viana. Alguns Pontos Polêmicos da Terceirização. Repertório IOB de Jurisprudência. São Paulo, n.8, caderno 2, 2ª quinz. Abr. 1997.

GOMES, Orlando e GOTTSCHALK, Élson. Curso de direito do Trabalho. Ed. Forense. São Paulo. 1995.

MERCANTE, Carolina Pereira. A responsabilidade subsidiária do Estado pelos encargos trabalhistas decorrentes da contratação de serviços terceirizados. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 566, 24 jan. 2005.

PRUNES, José Luiz Ferreira. Terceirização do Trabalho, 1. ed. 3ª tiragem, Curitiba: Juruá,1997.

Sindicatos dos trabalhadores na Indústria de Destilação de Petróleo no Estado de Minas Gerais.

Sistema de Acompanhamento de Contratações Coletivas – DIEESE, Relatório Técnico - O Processo de Terceirização e seus Efeitos sobre os Trabalhadores no Brasil, disponível em: http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812BA5F4B7012BAA F91A9E060F/Prod03_2007.pdf.

SUSSEKIND, Arnaldo. Instituições de Direito do Trabalho. Ed. LTr. São Paulo. 2004. Vol. I.

Terceirização e desenvolvimento: uma conta que não fecha: dossiê acerca do impacto da terceirização sobre os trabalhadores e propostas para garantir a igualdade de direitos. Secretaria Nacional de Relações de Trabalho e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. - São Paulo: Central Única dos Trabalhadores, 2014.

YIN, R. K. Estudo de Caso – Planejamento e Métodos. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman,2005.

Downloads

Publicado

2017-03-08

Como Citar

Frez, G. M., & Mello, V. M. (2017). TERCEIRIZAÇÃO NO BRASIL. South American Development Society Journal, 2(4), 78–101. Recuperado de http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/32

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.