ANÁLISE DA ROTA DA COLETA SELETIVA DOS RSUS DA COOPERTAN EM TANGARÁ DA SERRA – MT

  • Alzeni do Nascimento Gonçalves
  • Sonia Aparecida Beato Ximenes de Melo
  • Silvio Tupinambá Fernandes de Sá
  • André Ximenes de Melo
  • Robinson Alves Lemos

Resumo

O estudo objetivou analisar a rota atual da coleta seletiva da Coopertan em Tangará da Serra-MT. Com objetivos específicos: averiguar o trajeto percorrido pelos caminhões da Coopertan; verificar a quilometragem por percursos/dia, afim de melhorar a gestão do transporte da Coopertan; e verificar a quantidade de resíduos gerados pela população de Tangará da Serra na rota percorrida pelos caminhões. A proposta metodológica do estudo tem como base uma pesquisa qualitativa, descritiva e utilizará de ferramentas como a pesquisa bibliográfica. Utilizou-se de pesquisa na modalidade estudo de casos e pesquisa de campo. Fez-se uso de um GPS, para monitorar os km percorridos por cada rota, bem como sugerir meios condizentes ao bem-estar da cooperativa como um todo.


Os quilômetros percorridos na coleta seletiva das atuais rotas são de aproximadamente 2.095 km mensais e 150.856 kg de RSUs são coletados mensalmente. Percebeu-se que as rotas devem ser reestruturadas a fim de minimizar os custos e agilizar a coleta.

Publicado
set 4, 2019
Como Citar
GONÇALVES, Alzeni do Nascimento et al. ANÁLISE DA ROTA DA COLETA SELETIVA DOS RSUS DA COOPERTAN EM TANGARÁ DA SERRA – MT. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 5, n. 14, p. 376, set. 2019. ISSN 2446-5763. Disponível em: <http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/261>. Acesso em: 29 mar. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v5i14p376-406.