MIGRAÇÃO DO BACK OFFICE PARA O HOME OFFICE EM UMA EMPRESA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL, PREDIAL E GESTÃO DE ATIVOS

Autores

  • Catia Cristina Frigato
  • Daniel Vitor Piva
  • Domício Fernandes Pereira Filho
  • Felipe Douglas dos Santos Felix
  • Nivaldo Luiz Palmeri

DOI:

https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v7i21p35-49

Palavras-chave:

Back Office, Front Office, Home Office

Resumo

De um dia para outro, devido à pandemia, as escolas, o comércio, as igrejas, os parques, os cinemas, os restaurantes, bares e academias fecharam. As pessoas estavam dentro de suas casas, com medo do desconhecido. E as empresas? Elas esperaram diretrizes dos governantes e órgãos competentes para saber o rumo que dariam aos seus colaboradores e atividades. Algumas empresas já estavam com projetos de implementar o Home Office parcial ou integral e aproveitaram a situação para acelerar este processo, para que as operações não parassem. O Home Office entrou em vigor com a nova lei trabalhista de 2017, mas a aderência deste é muito mais complexa do que podemos imaginar. Algumas empresas sofrem com barreiras culturais, que muitas vezes retardam o crescimento destas, porém, o estado de pandemia mexeu com as estruturas e fez com que pensamentos retrógrados dessem espaço para o tal método, por questão de sobrevivência, literalmente. Este estudo tem como objetivo apresentar o processo de migração do Back Office para o Home Office de uma empresa de manutenção industrial, predial e gestão de ativos. O primeiro passo foi derrubar a barreira cultural por um comitê emergencial em decorrência da pandemia. Aos poucos os resultados foram aparecendo e sendo mensurados. As operações mantiveram-se estáveis, porém, alguns segmentos tais como shoppings centers, condomínios empresarias e educação, sentiram forte impacto financeiro com o fechamento brusco das atividades, mesmo assim, a perda foi proporcional, uma vez que o que se perdeu foi faturamento e não a margem de lucro.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catia Cristina Frigato

CUFSA

Daniel Vitor Piva

CUFSA

Domício Fernandes Pereira Filho

CUFSA

Felipe Douglas dos Santos Felix

CUFSA

Nivaldo Luiz Palmeri

CUFSA

Referências

ABBOTT, P.; LEWRY, S. Front office: procedures, social skills, yield and management. Cidade: Editora, 1999.
BLOOM, N. How working from home works out. SIEPR. Jun. 2020. Disponível em: <https://siepr.stanford.edu/research/publications/how-working-home-works-out>. Acesso em: 02 fev. 2021.
CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração de produção e operações. Manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, 2005.
HEIJDEN, V. D. Planejamento por cenários: a arte da conversação estratégica. 2ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
HOM. 10 estatísticas sobre home office. Ago. 2016. Disponível em: https://homeoffice.com.br/2016/08/24/10-estatisticas-sobre-home-office/>. Acesso em: 15 fev. 2021.
MELLO, A. Teletrabalho (telework): O trabalho em qualquer lugar e em qualquer hora. Rio de janeiro: Qualitymark, 1999.
MOHSIN, M. 7 estatísticas sobre home office para o ano de 2020. Oberlo. Disponível em: < https://www.oberlo.com.br/blog/estatisticas-home-office>. Acesso em: 26 jan.2021.
PRADELLA, S.; FURTADO, J. C.; KIPPER, L. M. Gestão de Processos: Da teoria à prática. São Paulo: Atlas, 2012.
SCHULTZ, F. Back office: Como a tecnologia contribui para a Gestão Estratégica.
Bom Controle, 2019. Disponível em: <https://bomcontrole.com.br/backoffice-gestao-estrategica/>. Acesso em: 24 fev. 2021.
STROWITZKi, D. Metodologia ITIL no Help Desk: entenda como funciona. Movidesk Blog, 2019. Disponível em: <https://conteudo.movidesk.com/metodologia-itil-help-desk/>. Acesso em: 30 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

Frigato, C. C., Piva, D. V., Pereira Filho, D. F., Felix, F. D. dos S., & Palmeri, N. L. (2021). MIGRAÇÃO DO BACK OFFICE PARA O HOME OFFICE EM UMA EMPRESA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL, PREDIAL E GESTÃO DE ATIVOS. South American Development Society Journal, 7(21), 35. https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v7i21p35-49

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.