PLANEJAMENTO INTEGRADO DE NEGÓCIOS NA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS E AS FERRAMENTAS DE TECNOLOGIA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

  • Cintia Peixoto da Silva
  • Luiz Teruo Kawamoto Júnior

Resumo

Dado às transformações constantes no avanço da moderna economia global e o papel crucial que a gestão da cadeia de suprimentos exerce nesse cenário, bem como também a evolução contínua das tecnologias, há numerosos desafios e assim surge uma necessidade intensa de integração do planejamento, processos e pessoas. Desse modo, este artigo visa a identificação de quais são as tecnologias tendências para suportar um processo de planejamento integrado na cadeia de suprimentos? Para este fim, adotou-se da metodologia de pesquisa que se baseia em uma revisão de literatura fundamentada no protocolo PRISMA-P. Os artigos foram consultados nas bases de dados Scopus, Science Direct e Web of Science. Aplicou-se um apuramento na definição dos artigos considerando os critérios de inclusão e realizou-se uma análise para alcance do objetivo deste estudo. Os resultados apresentaram uma predominância do uso dos sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) e APS (Advanced Planning Systems), contudo observa-se o surgimento do uso de outras tecnologias, principalmente as ferramentas analíticas para potencializar esse processo de planejamento, tais como Big Data e Machine Learning. Entretanto há o uso da ferramenta Microsoft Excel para suportar ou em alguns casos sendo utilizado para se executar esse processo.


 

Publicado
dez 22, 2023
Como Citar
DA SILVA, Cintia Peixoto; JÚNIOR, Luiz Teruo Kawamoto. PLANEJAMENTO INTEGRADO DE NEGÓCIOS NA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS E AS FERRAMENTAS DE TECNOLOGIA: UMA REVISÃO DA LITERATURA. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 9, n. 27, p. 128, dez. 2023. ISSN 2446-5763. Disponível em: <http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/660>. Acesso em: 19 jul. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v9i27p128-146.