INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS APLICADAS À GESTÃO

UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE VIDROS TEMPERADOS DE PEQUENO PORTE NA CIDADE DE DIVINÓPOLIS-MG, À LUZ DO MODELO USINFO DE COHEN

  • KYARA MARTINIANO DA CRUZ
  • JÚLIA RACHEL FONSECA E GRECO
  • JEAN FERREIRA ASSUNCAO CENTRO UNIVERSITARIO UNA

Resumo

Este estudo objetivou identificar quais informações das estratégias genéricas propostas por Cohen (2002), são utilizadas pelos gestores nas tomadas de decisões econômicas. Como objetivos específicos, buscou conceituar Teoria da Economia da Informação e o modelo USINFO proposto por Cohen (2002). Para tanto foi realizado um estudo de caso único, junto a uma industria de pequeno porte de vidros temperados que atua na cidade de Divinópolis, pelo qual foram adotados os procedimentos a seguir descritos: quanto ao método, fenomenológico; quanto aos objetivos, exploratória; quanto à forma de abordagem do problema, qualitativa; quanto aos procedimentos técnicos, estudo de caso; e quanto à técnica de coleta de dados, entrevista estruturada. A análise de dados revelou que a empresa estudada utiliza as estratégias genéricas; redução de custo, criação de valor, inovação, redução de risco, virtualização e diferenciação do produto. Evidenciou-se atribuição de maior importância a estratégia de redução de custo e que a estratégia de virtualização se encontra incipiente. Quanto a frequência com que o gestor utiliza as informações contábeis nas estratégias revelou-se ser muito baixa ou nenhuma, sendo que tal resultado pode estar associado a utilização de contabilidade terceirizada e externa. Sugere-se novas pesquisas sobre o tema para contribuir com a consolidação teórica apresentada bem como o adensamento da teoria contábil.

Publicado
Fev 1, 2020
Como Citar
CRUZ, KYARA MARTINIANO DA; GRECO, JÚLIA RACHEL FONSECA E; ASSUNCAO, JEAN FERREIRA. INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS APLICADAS À GESTÃO. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 5, n. 15, p. 66, fev. 2020. ISSN 2446-5763. Disponível em: <http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/217>. Acesso em: 10 abr. 2020. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v5i15p66-88.