ESTUDO DE MÉTODOS QUE ATRIBUEM SUSTENTABILIDADE AO SETOR AEROPORTUÁRIO

Autores

  • Cibele Paes Junqueira dos Santos FATEC Guarulhos
  • Devanildo Damião da Silva FATEC Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v4i11p238-253

Palavras-chave:

sustentabilidade aeroportuária, inovação, tecnologia sustentável, Logistics, Production, Management

Resumo

Existe a necessidade de mudar os padrões comportamentais, a ética de nossos cidadãos e organizações que deverão reformular seus modelos de produção, gestão e consumo adotados pelo ser humano. Para isso, novos métodos de organização, como a sustentabilidade aeroportuária se mostram absolutamente necessárias. A questão de pesquisa está relacionada às oportunidades que podem ser geradas num sistema complexo como os aeroportos e destacar iniciativas existentes de sustentabilidade que podem ser extrapoladas para outros sítios aeroportuários.

O sistema aeroportuário é um dos que mais demanda recursos e propõe inovações e desafios para seus componentes a respeito da necessidade de conciliar a gestão econômica, ambiental e social em seus negócios.

Este artigo tem como objetivo mostrar que a sustentabilidade no sistema aeroportuário gera oportunidade para novos negócios. Em sua metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, cujo instrumento de coleta de dados teve como base levantamento bibliográfico de sites, revistas, artigos científicos nacionais e reflexões administradas por docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALESSIO, Rosemeri. Responsabilidade social das empresas no Brasil: reprodução de postura ou novos rumos? Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

ALMEIDA, Fernando. O bom negócio da sustentabilidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

BROWN, Lester R. Eco-economia: construindo uma economia para a terra. Salvador: UMA, 2003.

COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro comum – Comissão Mundial sobre meio ambiente e desenvolvimento. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1991.

DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2006.

HART, Stuart L. O capitalismo na encruzilhada: as inúmeras oportunidades de negócios na solução dos problemas mais difíceis do mundo. Porto Alegre: Bookman, 2006.

HAWKEN, Paul; LOVINS, Amory; LOVINS, L. Hunter. Capitalismo natural: criando a próxima revolução industrial. São Paulo: Cultrix, 2007.

ORGANIZAÇÃO YEAR OF THE PLANET. Disponível em: http:// http://yearofplanetearth.org Acesso em 04 nov.2016.

MACHADO FILHO, C. A. P. Responsabilidade social corporativa e a criação de valor para as organizações: um estudo multicasos. 2002. Tese de Doutorado – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, São Paulo, 2002.

MARCOVITCH, Jacques. Para mudar o futuro: mudanças climáticas, políticas públicas e estratégias empresariais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Saraiva, 2006.

SACHS, I. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.

BRUNO PAGOTTO & ADRIANA SARTÓRIO. Sustentabilidade Empresarial: uma oportunidade para novos negócios. 2009 Trabalho de graduação – Faculdade de Administração de Empresas Estácio de Sá, Espírito Santo, 2009.

Downloads

Publicado

2018-08-24

Como Citar

dos Santos, C. P. J., & da Silva, D. D. (2018). ESTUDO DE MÉTODOS QUE ATRIBUEM SUSTENTABILIDADE AO SETOR AEROPORTUÁRIO. South American Development Society Journal, 4(11), 238. https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v4i11p238-253

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.