PROPOSTA DE MELHORIA DE LAYOUT: A REORGANIZAÇÃO DOS PRODUTOS FÍSICOS E DOCAS EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE OTIMIZAÇÃO NA MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS UTILIZANDO O DIAGRAMA DE ESPAGUETE

  • Everton Tiago Vaz
  • Ênio Fernandes

Resumo

O trabalho foi motivado através da seguinte problemática: Como a reorganização de produtos e docas em um centro de distribuição pode otimizar a movimentação de materiais? O presente estudo foi desenvolvido no centro de distribuição de uma empresa fabricante de produtos de limpeza.  Este trabalho teve como principal objetivo, analisar e evidenciar a relevância do layout correto da disposição física dos produtos e docas em um centro de distribuição, com a finalidade de aumentar a produtividade na movimentação de materiais, diminuindo o deslocamento dos operadores de empilhadeiras entre as docas e as ruas do armazém. Para tal finalidade, realizou-se o diagnóstico do presente cenário aplicando um diagrama de espaguete no atual layout para possível análise do deslocamento das empilhadeiras elétricas, e elaborou-se uma proposta de um novo layout para a disposição física dos produtos e docas. Com o novo layout das docas de recebimento e expedição e a reorganização física dos produtos, foi possível contemplar as melhorias obtidas na otimização de distâncias percorridas pelos operadores e consequentemente a diminuição de tempo nas movimentações de materiais.

Publicado
dez 22, 2023
Como Citar
VAZ, Everton Tiago; FERNANDES, Ênio. PROPOSTA DE MELHORIA DE LAYOUT: A REORGANIZAÇÃO DOS PRODUTOS FÍSICOS E DOCAS EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE OTIMIZAÇÃO NA MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS UTILIZANDO O DIAGRAMA DE ESPAGUETE. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 9, n. 27, p. 147, dez. 2023. ISSN 2446-5763. Disponível em: <http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/661>. Acesso em: 19 jul. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v9i27p147-165.