CARACTERIZAÇÃO BIOMÉTRICA DE ESPÉCIES FRUTÍFERAS SOB DIFERENTES CARACTERÍSTICAS EDÁFICAS EM AGROFLORESTAS EM FORMAÇÃO NO SEMIÁRIDO

  • Benjamim Pereira da Costa Neto Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido - REFAISA
  • Lucas Borges de Carvalho
  • Adrieli da Foncêca Oliveira

Resumo

O cultivo de sistemas agroflorestais no Semiárido consiste em um grande desafio, sobretudo pelas características edáfoclimáticas desfavoráveis ao crescimento e desenvolvimento vegetal. O presente trabalho objetivou avaliar o crescimento inicial de espécies frutíferas em solos cultivados com agroflorestas (em formação) no Semiárido. Para tanto, duas espécies de frutíferas comercias (Acerola e Caju) foram implantadas em duas áreas distintas: SAF 1 (Caldeirão do Morro, Remanso – BA) e SAF 2 (Lagoa do Anselmo, Pilão Arcado – BA). As variáveis analisadas foram: Altura média, projeção da copa, diâmetro do caule, taxa de sobrevivência e características químicas dos solos após análise. A taxa de sobrevivência da Acerola foi de 87,5% e 56,66% para os SAF 1 e 2, respectivamente, enquanto que o Caju foi de 43,75% e 0,0% para os SAF 1 e 2, nessa ordem. O cultivar Acerola apresentou desenvolvimento satisfatório no SAF 1. O cultivar Caju se mostrou sensível aos níveis de acidez dos solos estudados.

Publicado
abr 19, 2023
Como Citar
COSTA NETO, Benjamim Pereira da; DE CARVALHO, Lucas Borges; OLIVEIRA, Adrieli da Foncêca. CARACTERIZAÇÃO BIOMÉTRICA DE ESPÉCIES FRUTÍFERAS SOB DIFERENTES CARACTERÍSTICAS EDÁFICAS EM AGROFLORESTAS EM FORMAÇÃO NO SEMIÁRIDO. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 9, n. 25, p. 1, abr. 2023. ISSN 2446-5763. Disponível em: <http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/529>. Acesso em: 28 maio 2023. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v9i25p1-12.