SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO E PRODUÇÃO DE LIGAS DE CHUMBO A PARTIR DA RECICLAGEM DE BATERIAS INSERVÍVEIS

  • Dulcimar José Julkovski Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Eduardo Antônio Moslinger Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Alexandre Pereira Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Simone Sehnem Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Resumo

Objetivo do estudo: O objetivo do trabalho é explorar mecanismos de gestão voltados as práticas sustentáveis na produção de ligas de chumbo para o mercado nacional a partir da reciclagem de baterias inservíveis.


Metodologia/abordagem: A pesquisa de campo foi realizada através de um estudo de caso de uma unidade industrial pertencente ao ramo de baterias automotivas (chumbo-ácidas), com visita técnica in loco nas dependências da empresa produtora de baterias automotivas, localizada no município de Água Doce no estado de Santa Catarina durante os meses de Maio de 2019 a Janeiro de 2020.


Originalidade/Relevância: Estabelecer um parâmetro entre práticas de desenvolvimento sustentável visando abordar práticas que podem ser adotadas para que a gestão sustentável possa ser um direcionador de melhorias nas organizações.


Principais resultados: Uma bateria não reciclada representa uma importante perda de recursos econômicos, ambientais e energéticos e a imposição de um risco desnecessário ao meio ambiente e seus ocupantes. Melhorias nas fábricas para reciclar e utilizar recursos naturais em prol dos resultados econômicos e sociais sem agredir o meio ambiente.


Contribuições teóricas/metodológicas: O modelo pode servir de exemplo para gestores buscarem estratégias de implementação para seus modelos de negócios.  O modelo adotado pela empresa é um modelo ambientalmente correto e pode ser seguido e praticado por outros segmentos.


Conclusão: A gestão sustentável vem se tornando uma oportunidade de diferencial competitivo e possuir um gerenciamento eficiente torna-se importante para adotar práticas sustentáveis, provocando com isso um movimento que contribui para a eficiência dos recursos e do capital humano.

Publicado
Abr 10, 2020
Como Citar
JULKOVSKI, Dulcimar José et al. SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO E PRODUÇÃO DE LIGAS DE CHUMBO A PARTIR DA RECICLAGEM DE BATERIAS INSERVÍVEIS. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 6, n. 16, p. 142, abr. 2020. ISSN 2446-5763. Disponível em: <http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/295>. Acesso em: 06 ago. 2020. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v6i16p142-163.