VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM A PERFORMANCE DOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA CONTRIBUIÇÃO AOS GESTORES PÚBLICOS DE ENSINO

  • Gabriel Marcos Cavalheri
  • Leonardo Teixeira da Silva
  • Marco Antonio Catussi Paschoalotto
  • Gustavo Yuho Endo

Resumo

A educação infantil é fundamental para o desenvolvimento estudantil das pessoas e entender o que pode influenciar, tanto negativamente como positivamente é essencial para buscar excelência no desempenho das crianças. Apesar disso, há poucos estudos na área em questão, que procuram entender essas variáveis que interferem na educação infantil. Por isso, o objetivo geral deste artigo é compreender as variáveis que possam influenciar a performance escolar a partir do olhar de gestores escolares. Para alcançar o objetivo, foi utilizado as abordagens qualitativas e exploratória, bem como o uso de revisão bibliográfica e entrevistas com 1 ex-diretor de escola e 2 ex-professores de escolas públicas. Para analisar os dados coletados, foi empregado a analise de conteúdo. Dentre os resultados obtidos, foi constatado que as condições socioeconômicas e o ambiente familiar interferem diretamente no desempenho escolar das crianças, bem como o ambiente escolar e a formação do educador infantil. Ao final do artigo, fica constatado que o estudo desenvolvido contribuiu com a academia ao aprofundar o tema sobre as interferências que ocorrem na educação infantil nas escolas públicas das redes municipais, através de ex-diretor e ex-professores.


 

Publicado
mai 3, 2022
Como Citar
CAVALHERI, Gabriel Marcos et al. VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM A PERFORMANCE DOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA CONTRIBUIÇÃO AOS GESTORES PÚBLICOS DE ENSINO. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 8, n. 22, p. 01, maio 2022. ISSN 2446-5763. Disponível em: <https://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/489>. Acesso em: 14 ago. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v8i22p1-18.