COMUNIDADES INTENCIONAIS: UM ESTUDO SOBRE DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE EM ECOVILAS PAULISTAS

  • Sebastião Ferreira Morais
  • Denis Donaire

Resumo

Este trabalho tem como tema principal investigar pessoas que estão se unindo de forma intencional em busca de um mundo com padrões diferentes ao vigente no que diz respeito à sustentabilidade, assunto de extrema relevância em nossa civilização contemporânea. Comunidades intencionais são compostas por pessoas que optam por viver juntas ou próximas e que compartilham um estilo de vida com objetivos comuns. Assim, o que integra os grupos intencionais é a escolha do estilo de vida e não simplesmente o compartilhamento no mesmo espaço. As atuais manifestações comunitárias são nomeadas de Ecovilas. Adotando uma forma de vida sustentável, as Ecovilas são vistas como comunidades intencionais que procuram atender o jeito de vida de seus componentes, e, ao mesmo tempo, respeitar as dimensões da sustentabilidade em suas diversas apresentações, tais como, econômica, social, cultural, política, e ambiental. Verificar como estão sendo tratadas as dimensões da sustentabilidade em Ecovilas paulistas é o objetivo principal do trabalho. No que se refere aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa tem viés qualitativo de natureza descritiva, em que foram efetuados estudos de casos com o uso de entrevistas e observação in loco, visando constatar as suas efetivas maneiras de manifestação.


  Procurou-se observar como os moradores das Ecovilas se integram como grupo, com o meio ambiente e quais são as tecnologias usadas. Os resultados obtidos mostraram que as dimensões da sustentabilidade em comunidades intencionais estão associadas à sua origem e desenvolvimento. Embora preocupadas com a questão ambiental, a dimensão econômica assume papel importante nas Ecovilas, pois viabiliza a vivência em comunidade e pode, dependendo da orientação de seus fundadores, apresentar ligações importantes com a dimensão cultural. Por fim, percebe-se que as Ecovilas pesquisadas, apesar de boas intenções ambientais, se encontram em nível inferior quando comparadas com outras comunidades semelhantes espalhadas pelo mundo.


 

Publicado
Set 4, 2019
Como Citar
MORAIS, Sebastião Ferreira; DONAIRE, Denis. COMUNIDADES INTENCIONAIS: UM ESTUDO SOBRE DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE EM ECOVILAS PAULISTAS. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 5, n. 14, p. 326, set. 2019. ISSN 2446-5763. Disponível em: <http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/259>. Acesso em: 19 set. 2019. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v5i14p326-346.