APLICAÇÃO DO QUICK RESPONSE MANUFACTURING (QRM) PARA A REDUÇÃO DO TEMPO DE MANUTENÇÕES PROGRAMADAS EM UMA SUBESTAÇÃO TRANSMISSORA DE ENERGIA ELÉTRICA

  • Jader Alves de Oliveira Eletronorte
  • Tatiana Kimura Kodama Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Fernando Jose Gomez Paredes
  • Moacir Godinho Filho

Resumo

A crescente demanda por energia elétrica devido ao crescimento populacional no Brasil faz com que, tanto as empresas geradoras quanto as empresas transmissoras de energia elétrica, operem suas redes com o mínimo de interrupções possíveis. O objetivo desta pesquisa é mostrar como a aplicação da abordagem Quick Response Manufacturing (QRM) propõe a redução dos tempos de manutenção programada para a função transmissão de energia elétrica. O método utilizado na pesquisa foi estudo de caso, cuja unidade de análise foi a Subestação Conversora de Araraquara devido a sua importância na transmissão de energia na região. Verificou-se que a empresa estudada poderá obter vantagens significativas com a adoção desta abordagem. Os resultados esperados por meio da implantação da proposta mostram uma redução de 58% no lead time em relação ao tempo total de intervenção projetado inicialmente.

Publicado
Ago 31, 2019
Como Citar
OLIVEIRA, Jader Alves de et al. APLICAÇÃO DO QUICK RESPONSE MANUFACTURING (QRM) PARA A REDUÇÃO DO TEMPO DE MANUTENÇÕES PROGRAMADAS EM UMA SUBESTAÇÃO TRANSMISSORA DE ENERGIA ELÉTRICA. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 5, n. 14, p. 96, ago. 2019. ISSN 2446-5763. Disponível em: <http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/237>. Acesso em: 19 set. 2019. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v5i14p96-111.