ANÁLISE COMPARATIVA DOS PORTOS DE MARIUPOL E DE PONTA DA MADEIRA, SOB A ÓTICA DAS OPERAÇÕES E MOVIMENTAÇÕES DE CARGAS MINERAIS NOS PORTOS

Resumo

O presente artigo tem por escopo apresentar o Porto Marítimo de Mariupol, na Ucrânia, e o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, localizado no Brasil, dando ênfase as operações logísticas de exportação dos minérios de ferro e de manganês, bem como apontar impactos ambientais que podem ocorrer no âmbito dessas operações. No arcabouço referencial, elencou-se o volume de movimentação das cargas de minérios de ferro e manganês nos portos, ações ambientais que esses portos realizam no intuito de minimizar os danos ambientais locais e alguns acidentes operacionais que ocorreram na movimentação de cargas. A fim de consolidar o propósito da pesquisa, as características equivalentes de ambos os portos foram objeto de análise comparativa, em perspectiva exploratória através dos procedimentos revisionais bibliográfico e documental. Nesse sentido, pode-se observar que o Porto de Mariupol possui maior capacidade e abrangência nos aspectos de infraestrutura e planos de contingência que o porto brasileiro. Com relação aos incidentes ambientais nos portos e proximidades, notou-se que são escassas as informações dessa natureza do porto ucraniano.

Publicado
mai 3, 2022
Como Citar
COSTA, Barbara Regina Lopes et al. ANÁLISE COMPARATIVA DOS PORTOS DE MARIUPOL E DE PONTA DA MADEIRA, SOB A ÓTICA DAS OPERAÇÕES E MOVIMENTAÇÕES DE CARGAS MINERAIS NOS PORTOS. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 8, n. 22, p. 37, maio 2022. ISSN 2446-5763. Disponível em: <https://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/481>. Acesso em: 14 ago. 2022. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v8i22p37-59.