AS METODOLOGIAS ATIVAS E O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DO EGRESSO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

  • Ivonalda Brito de Almeida Morais Cristo Faculdade do Piauí- CHRISFAPI/ UNIP/UNIFSA
  • Genyvana Criscya Garcia Carvalho
  • Oduvaldo Vendramentto Vendramentto

Resumo

Ao tratar da temática metodologias ativas e o desenvolvimento das competências do egresso do curso de Engenharia Civil, objetivou-se identificar as ferramentas ou abordagens aplicáveis ao referido curso por meio de uma revisão sistemática da literatura, utilizando artigos disponíveis na base de dados Periódicos da Capes. O estudo centrou-se nas seguintes questões norteadoras: Quais as abordagens de metodologias ativas são aplicáveis ao curso de Engenharia Civil? E quais das competências dos egressos definidas nas DCNs – Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Engenharia podem ser desenvolvidas com a utilização dessas ferramentas? A pesquisa levantou as ferramentas mais recorrentes nos estudos sobre metodologias ativas, realizados na última década. Foram destacadas 17 ferramentas e sua relação com as competências previstas nas DCNs de Engenharia. Foi construída uma tabela com a descrição de cada uma dessas ferramentas, suas referências e ano de publicação. A seguir, apresentou-se outra tabela, na qual se destacam as abordagens e as competências que podem ser desenvolvidas com a sua utilização no referido curso. Enquanto revisão bibliográfica sistemática, teve por base 21 artigos selecionados. Os resultados apontam que 13 ferramentas analisadas com mais profundidade, descritas nos artigos estudados, são aplicáveis ao curso de Engenharia Civil por apresentarem potencial para o desenvolvimento das competências previstas nas DCNs. Concluiu-se que as metodologias ativas são capazes de colaborar no desenvolvimento das competências do egresso do curso de Engenharia Civil, definidas nas DCNs. Recomenda-se, para o desenvolvimento de pesquisas futuras, a busca em outras bases de dados para validar os resultados descritos neste estudo.

Publicado
Dez 13, 2020
Como Citar
DE ALMEIDA MORAIS, Ivonalda Brito; CARVALHO, Genyvana Criscya Garcia; VENDRAMENTTO, Oduvaldo Vendramentto. AS METODOLOGIAS ATIVAS E O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DO EGRESSO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 6, n. 18, p. 206, dez. 2020. ISSN 2446-5763. Disponível em: <https://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/350>. Acesso em: 08 maio 2021. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v6i18p206-225.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##