A OTIMIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL (TPM) NO SETOR ADMINISTRATIVO DE UMA EMPRESA DE MANUTENÇÃO ELÉTRICA

  • Érik Leonel Leonel Luciano Fatec Cruzeiro - Prof. Waldomiro May
  • Ivonaldo Justino Gonçalves Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – Unidade de Cruzeiro, SP
  • Rodrigo Augusto Cassiano Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – Unidade de Cruzeiro, SP - Unidade de Cruzeiro, SP
  • Rosinei Batista Ribeiro
  • Paulo Henrique Silva Conrado Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo - Unidade de Cruzeiro, SP

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a metodologia TPM (Manutenção Produtiva Total) em um ambiente administrativo. Embora seja comum sua utilização no setor de produção industrial, propõe-se analisar nesta pesquisa por meio de um estudo de caso o quão benéfico pode ser para a empresa quando a mesma faz uso da implementação da TPM na rotina do escritório. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o assunto e posteriormente aplicado em um ambiente administrativo de uma empresa prestadora de serviços de manutenção elétrica. A implementação teve como auxilio a filosofia do KAIZEN visando assim a melhoria continua de todo o processo, sendo este desde o setor administrativo, operacional e produtivo da empresa. Por meio desta pesquisa foi possível otimizar à utilização dessa ferramenta metodológica em um ambiente offline, sua aplicabilidade trouxe  como resultados o melhor controle de despesas, redução de retrabalhos e a agilidade na execução de tarefas administrativas.

Publicado
ago 22, 2020
Como Citar
LUCIANO, Érik Leonel Leonel et al. A OTIMIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL (TPM) NO SETOR ADMINISTRATIVO DE UMA EMPRESA DE MANUTENÇÃO ELÉTRICA. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 6, n. 17, p. 21, ago. 2020. ISSN 2446-5763. Disponível em: <https://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/issn.2446-5763.v6i17p374-392>. Acesso em: 25 abr. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v6i17p21-39.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##