MELHORIA CONTÍNUA ESTUDO DE CASO DA IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA KAIZEN NO CHÃO DE FÁBRICA COMO DIFERENCIAL NA OTIMIZAÇÃO DO SET UP
ESTUDO DE CASO DA IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA KAIZEN NO CHÃO DE FÁBRICA COMO DIFERENCIAL NA OTIMIZAÇÃO DO SET UP
DOI:
https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v3i8p1-28Palavras-chave:
Kaizen, Otimização, Setup, OptimizationResumo
Resumo
Este artigo trata-se de um estudo de caso sobre como a metodologia Kaizen pode ser um diferencial na otimização do setup de uma linha de produção de produtos conformados em uma empresa de autopeças. Tem como objetivo apresentar e discutir esta metodologia desenvolvida durante uma semana de atividades a metodologia nesta empresa, referenciando os diversos indicadores de desempenho como bases de sustentação para a garantia de sucesso da metodologia e modelos apresentados. Para tanto, embasaremos os conceitos através de levantamento bibliográfico e método qualitativo. Segundo o presente estudo, as variáveis que influenciaram junto ao processo de implantação da metodologia Kaizen foram: a cultura e o processo de mudanças. Observa-se que estas variáveis são determinantes, quando bem gerenciadas, para a efetividade da implementação, proporcionando qualidade de vida no trabalho. Dessa forma, tem-se que a metodologia Kaizen é efetivamente promissor, dependendo essencialmente das mudanças de hábitos e costumes das pessoas, para a manutenção dos resultados.
Downloads
Referências
FAUSTO, B. História Concisa do Brasil. São Paulo: Edusp, 2006.
IMAI, M. Gemba-Kaizen: estratégias e técnicas do Kaizen no piso de fabrica. São Paulo: IMAM, 1996.
_______. Kaizen: A Estratégia para o Sucesso Competitivo. 5 ed. São Paulo: IMAM, 1994.
McClelland, D. C. Human Motivation. Cambridge: Cambridge University Press. 1987
________________. Motivational factors in health and disease. American Psychologist. 1989.
MOURA, A. P. O. B. Implementação do Sistema Kaizen na Gestão de Produção. 2011. 60 f. Dissertação (Engenharia e Gestão Industrial)- Universidade de Aveiro, Aveiro. 2011. Disponível em < http://ria.ua.pt/bitstream/10773/7468/1/246933.pdf>. Acesso em 11 de abril de 2014.
RIBEIRO, D. O processo civilizatório: estados de antropologia da civilização: etapas da evolução sociocultural. São Paulo: CIA das Letras, 1998.
SANTOS, J; WYSK, R; TORRES, J. Otimização da produção com a metodologia Lean. São Paulo: Leopardo, 2009.
SHINGO, S., O Sistema Toyota de Produção do ponto de vista da Engenharia de Produção. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
_____________. Sistema de Troca Rápida de Ferramentas – Uma revolução nos Sistemas Produtivos. Porto Alegre: Bookman, 2000.
SILVA, J. A. L. A crise da sociedade do trabalho em debate. Lua Nova: revista de cultura e política. Nº 35, 1995.
SLACK N., CHAMBERS S., JOHNSTON R., Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2002.