MELHORIA CONTÍNUA ESTUDO DE CASO DA IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA KAIZEN NO CHÃO DE FÁBRICA COMO DIFERENCIAL NA OTIMIZAÇÃO DO SET UP

ESTUDO DE CASO DA IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA KAIZEN NO CHÃO DE FÁBRICA COMO DIFERENCIAL NA OTIMIZAÇÃO DO SET UP

  • Fernando Rodrigo de Souza FATEC Sorocaba

Resumo

Resumo


Este artigo trata-se de um estudo de caso sobre como a metodologia Kaizen pode ser um diferencial na otimização do setup de uma linha de produção de produtos conformados em uma empresa de autopeças. Tem como objetivo apresentar e discutir esta metodologia desenvolvida durante uma semana de atividades a metodologia nesta empresa, referenciando os diversos indicadores de desempenho como bases de sustentação para a garantia de sucesso da metodologia e modelos apresentados. Para tanto, embasaremos os conceitos através de levantamento bibliográfico e método qualitativo. Segundo o presente estudo, as variáveis que influenciaram junto ao processo de implantação da metodologia Kaizen foram: a cultura e o processo de mudanças. Observa-se que estas variáveis são determinantes, quando bem gerenciadas, para a efetividade da implementação, proporcionando qualidade de vida no trabalho. Dessa forma, tem-se que a metodologia Kaizen é efetivamente promissor, dependendo essencialmente das mudanças de hábitos e costumes das pessoas, para a manutenção dos resultados.

Publicado
jul 27, 2017
Como Citar
DE SOUZA, Fernando Rodrigo. MELHORIA CONTÍNUA ESTUDO DE CASO DA IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA KAIZEN NO CHÃO DE FÁBRICA COMO DIFERENCIAL NA OTIMIZAÇÃO DO SET UP. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 3, n. 08, p. 01 - 28, jul. 2017. ISSN 2446-5763. Disponível em: <https://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/81>. Acesso em: 19 jul. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v3i8p1-28.