A EVOLUÇÃO DOS ESTUDOS SOBRE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: CARACTERIZAÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS EM EVENTOS BRASILEIROS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS

  • Ana Soares Ferreira IFMT Campus Rondonópolis
  • Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza SECITEC Rondonópolis/MT
  • Marcio do Nascimento Gomes IFMT Campus Rondonópolis
  • Adriane Barth IFMT Campus Rondonópolis

Resumo

O presente estudo buscou analisar os trabalhos que apresentaram abordagens sobre Questões Socio científicas (QSCs) em eventos da área de Ensino de Ciências. A pesquisa caracterizou-se de natureza quantitativa e os dados sobre QSCs foram obtidos por meio da análise dos trabalhos publicados nos eventos Encontro Nacional de Biologia (ENEBIO), Simpósio Nacional de Ensino de Física SNEF e Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) realizados entre 2009-2018. 


Foi analisado a região do Brasil e o evento científico com maior número de trabalhos com enfoque QSC; os sujeitos investigativos apresentados e a natureza dos trabalhos publicados. A região sudeste apresentou maior quantidade de trabalhos com esse enfoque QSC (16 trabalhos). Com relação aos sujeitos investigativos dos trabalhos, o SNEF e o ENEQ sinalizam maior preocupação com o ensino médio, enquanto os trabalhos publicados no ENEBIO apresentaram trabalhos com enfoque QSC voltados para o ensino fundamental. Quanto a natureza dos trabalhos analisados, observou-se maior destaque às sequências didáticas e maior quantidade de publicações no SNEF.


 

Publicado
Dez 13, 2020
Como Citar
FERREIRA, Ana Soares et al. A EVOLUÇÃO DOS ESTUDOS SOBRE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: CARACTERIZAÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS EM EVENTOS BRASILEIROS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 6, n. 18, p. 257, dez. 2020. ISSN 2446-5763. Disponível em: <https://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/359>. Acesso em: 08 maio 2021. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v6i18p257-272.