S FATORES DIFICULTADORES DO EMPREENDEDORISMO: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DOS INCUBADOS NA INTEPP/SP

  • Nilmaer Souza da Silva

Resumo

O empreendedorismo permeia as discussões dos mais diversos flancos sociais, envolvendo a sociedade civil organizada, os debates políticos, o mundo acadêmico, tudo com o desígnio de se obter geração de empregos, inclusão social, inovação, progresso, criação de riqueza, crescimento e desenvolvimento socioeconômico. Nessa ótica, esta pesquisa justificou-se na necessidade de analisar e compreender as questões afeitas sobre os desafios enfrentados pelos empreendedores no processo empreendedor, sob um olhar local. O utilitário máximo desta investigação foi avaliar se as dificuldades enfrentadas e narradas pelos incubados da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente – INTEPP, no processo empreendedor, são convergentes com os elementos obstaculizadores encontrados na literatura atual. Isso proporciona um olhar transversal, considerando uma avaliação macro a micro.


 


The Foi realizada pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. A coleta dos dados primários ocorreu por meio da aplicação de um questionário semiestruturado junto aos incubados na INTEPP. Já os secundários foram coletados por intermédio da pesquisa bibliográfica, contemplando livros clássicos sobre o tema e artigos científicos nacionais e internacionais, indexados na plataforma CAPES.  Os resultados da pesquisa revelaram que os elementos inibidores do processo empreendedor, segundo a óptica dos incubados, em convergência com o que está presente na literatura atual, são elementos como o excesso de burocracia, a elevada carga tributária, a ausência de cultura e educação empreendedora e, ainda, a ausência de políticas públicas efetivas de fomento ao empreendedorismo.

Publicado
Fev 1, 2020
Como Citar
DA SILVA, Nilmaer Souza. S FATORES DIFICULTADORES DO EMPREENDEDORISMO: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DOS INCUBADOS NA INTEPP/SP. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 5, n. 15, p. 346, fev. 2020. ISSN 2446-5763. Disponível em: <http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/269>. Acesso em: 08 abr. 2020. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v5i15p346-368.