TRABALHANDO O LIVRO “DISCURSO DO MÉTODO” UTILIZANDO SEMIÓTICA CINEMATOGRÁFICA: DISCUTINDO O PROCEDIMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO NO FILME “CRIAÇÃO”

discutindo o procedimento técnico-científico no filme “Criação”

  • André Luiz Xavier Guimarães Nasri Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Caio Pereira Dias Universidade Federal do Piauí
  • Guilherme Nogueira Milner Universidade Federal Fluminense

Resumo

Têm-se observado que interesses econômicos e políticos articulam movimentos que promovem a desconfiança nas instituições científicas e a disseminação de notícias e informações falsas nas redes sociais. Frente a esse cenário de promoção da desinformação, nutrição de ideias arcaicas e descrédito na ciência, o presente estudo propõe o uso de semióticas cinematográficas como ferramentas de desenvolvimento do pensamento técnico-científico, abordando, principalmente as implicações presentes nas cenas como forma de ampliar e facilitar o debate. Para isso, adotou-se a estratégia de levantamentos bibliográficos do autor racionalista René Descartes e a investigação semiótica do filme “Criação”, baseado na obra de Charles Darwin, como utilização de mídia popular que expõe o uso do método científico na prática. Como resultado, é realizada uma análise de como o longa-metragem contribui para com o senso crítico e a razão, propondo, também, como novos filmes podem ser trabalhados com esse propósito. 


Publicado
abr 13, 2024
Como Citar
NASRI, André Luiz Xavier Guimarães; DIAS, Caio Pereira; MILNER, Guilherme Nogueira. TRABALHANDO O LIVRO “DISCURSO DO MÉTODO” UTILIZANDO SEMIÓTICA CINEMATOGRÁFICA: DISCUTINDO O PROCEDIMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO NO FILME “CRIAÇÃO”. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 10, n. 28, p. 335, abr. 2024. ISSN 2446-5763. Disponível em: <https://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/687>. Acesso em: 18 maio 2024. doi: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763. v10i28p335-345.