COMPLEXIDADE NA DISTRIBUIÇÃO DE DONATIVOS NA LOGÍSTICA HUMANITÁRIA. O CASO DE MARIANA

  • Iasmim Clementino Cruz FATEC Guarulhos
  • Thamyris Tavares do Nascimento Silva FATEC Guarulhos
  • Marcos José Corrêa Bueno FATEC Guarulhos

Resumo

A região de Minas Gerais é conhecida pela abundância em mineração, devido a essa riqueza, a Mineradora Samarco fundou uma de suas filiais na cidade de Mariana, município de Minas Gerais. Em 05 de novembro de 2015, após o rompimento de uma das principais barragens, nomeada como Fundão, o município ficou desolado e a logística humanitária foi aplicada ao caso. Foi considerado o maior desastre ambiental do Brasil. Este artigo, desenvolvido a partir de uma entrevista realizada com o criador do projeto Centro Logístico Humanitário Nacional aborda a alta complexidade na distribuição e coletas de donativos na logística humanitária. Explica quais foram as dificuldades enfrentadas, como foram realizadas as tomadas de decisões na tragédia de Mariana e como foi realizado o trabalho no auxilio as vítimas. A pesquisa aplicada foi a bibliográfica como forma de ilustrar o cerne teórico abordando a logística convencional e um comparativo com a logística humanitária. Discute-se de uma forma sucinta algumas características das catástrofes ambientais. A entrevista realizada com o Centro Logístico Humanitário Nacional elucida as dificuldades enfrentadas pela logística humanitária.


Os resultados observados apontam para um processo de alta complexidade e variabilidade, exigindo alto nível de parceria com diversos órgãos públicos e participação da sociedade como um todo.

Publicado
mar 14, 2017
Como Citar
CRUZ, Iasmim Clementino; SILVA, Thamyris Tavares do Nascimento; BUENO, Marcos José Corrêa. COMPLEXIDADE NA DISTRIBUIÇÃO DE DONATIVOS NA LOGÍSTICA HUMANITÁRIA. O CASO DE MARIANA. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 2, n. 5, p. 01 - 13, mar. 2017. ISSN 2446-5763. Disponível em: <https://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/35>. Acesso em: 19 abr. 2024.