APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE LETRAMENTOS E ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA: UMA PROBLEMATIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA?
DOI:
https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v10i28p229-240Palavras-chave:
Alfabetização geográfica, Linguagens, LetramentosResumo
Este artigo tem o objetivo de compartilhar uma pesquisa em andamento focada na categoria alfabetização geográfica. O levantamento acurado desse conhecimento encontra a sua relevância social na medida em que a ciência geográfica e consequentemente o ensino deste componente curricular passou por profundas transformações a partir da década de 70.
Sendo assim, este texto foi desenvolvido a partir da seleção de documentos e levantamentos bibliográficos. Essa escolha se justifica pelo processo de (re) construção dos seus significados ao longo dos movimentos de renovação da ciência geográfica e os seus desdobramentos no que tange o papel dessa disciplina na escola e seu ensino.
Inicialmente foi contextualizado o processo de renovação da geografia demonstrando que a categoria alfabetização geográfica surge como uma das vertentes de um intenso e valioso debate a partir da década de 70. Problematizações que sobretudo colocavam em questão as relações entre os discursos da ciência geográfica e sociedade assim como o papel do componente curricular de geografia na formação do estudante.
No decorrer do trabalho de pesquisa, nos deparamos com uma série de ponderações citando os letramentos em consonância com o ensino da geografia, e tal perspectiva acabou gerando a pergunta central desse artigo, ou seja, é possível aproximarmos a alfabetização geográfica dos pressupostos dos letramentos?
É no interior dessas relações com as referidas balizas que esse trabalho se desenvolveu buscando identificar anotações sobre a ciência de referência e dialogar com os desdobramentos encontrados no âmbito do ensino de Geografia na educação básica.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 18/03/2022.
________. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: (1ª A 4ª SÉRIE). História, Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF. 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf. Acesso em: 18/03/2022.
BUNZEN, C. Os significados do letramento escolar como uma prática sociocultural. In: VÓVIO, C.L.; SITO, L.; DE GRANDE, P. B. (Orgs.) Letramentos: rupturas, deslocamentos e repercussões de pesquisas em Linguística Aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2010, p. 99-120.
CAVALCANTI, L.S. COTIDIANO, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE CONCEITOS: UMA CONTRIBUIÇÃO DE VIGOTSKI AO ENSINO DE GEOGRAFIA. Campinas. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/WnXnVgTRQHZttxBQR44gt9x/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18/03/2022.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 18ª ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1998.
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. LETRAMENTOS. Campinas. Ed. Unicamp. 2020.
OLIVEIRA, Alexandrino da Costa; JÚNIOR, Raimundo Nonato. ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA 4° E 5° ANOS. Natal. Ed. Natal. 2020.
OLIVEIRA, Lívia. ESTUDO METODOLÓGICO E COGNITIVO DO MAPA. São Paulo. Editora Contexto. 2010.
PEREIRA, Diamantino. GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA QUESTÃO DE IDENTIDADE. CADERNO CEDES 39 ENSINO DE GEOGRAFIA. 1° edição. 1996. São Paulo.
SANTOS, D. Referenciais Curriculares da Fundação Bradesco. 2010. São Paulo. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/153554223/Referenciais-Curriculares-Da-Fundacao-Bradesco. Acessado em: 28/09/2021.
VIGOTSKI, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes,1999.
_________. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.