A PRÁTICA DA DANÇA COMO ATIVIDADE FÍSICA PARA AS CRIANÇAS NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Bruno Moreira da Silva UFAC

DOI:

https://doi.org/10.24325/v9i27p200-214

Palavras-chave:

Dança, Educação Infantil, Atividade Fisica

Resumo

O artigo aborda a temática: a prática da dança como atividade física para as crianças no ambiente escolar. Existe uma falta de informação relacionada no modo de como desenvolver a dança nas aulas de Educação Física, pois diversos educadores sentem inseguros ao utilizá-la ou à compreende apenas como um caráter divertido. Nesse sentido o objetivo deste estudo é compreender a dança como um elemento fundamental na aula de Educação Física na Educação Infantil como uma ferramenta de suma importância para o desenvolvimento da coordenação motora e aprendizagens significativas. Utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica fundamentado nas ideias e concepções de alguns estudiosos na área da pesquisa. Como resultado compreendeu-se que a dança inserida nas aulas de Educação física na educação infantil pode desenvolver aspectos: motor, cognitivo, emocional e criativo contribuindo para aprendizagens significativas no mundo infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Moreira da Silva, UFAC

Mestrando em Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental (UFAC)

Professor de Educação Física da rede pública do estado do Acre

Referências

AGUIAR, J. S. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis (RJ): Vozes, 1998, p. 13-152.
ANDRADE, Carolina Romano de. Dança com crianças: propostas, ensino e possibilidades. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. v. 1. — Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <https://www.novaconcursos.com.br/blog/pdf/conteudo-complementar-referencial-curricular-nacional-volume-1.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. v. 3. — Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2021.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2021.
BUENO, Elza Sabino da. et al. Práticas de ensino de linguagens: experiências do Profletras. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2018.
GAINZA, Violeta Hemsy de. Estudos de Psicopedagogia Musical. 3. ed. São Paulo: Summus, 1988.
GRABER, Kim C.; WOODS, Amelia Mays. Educação física e atividades para o ensino fundamental. Porto Alegre: AMGH Editora Ltda, 2014.
PAZ, Ermelinda A. Pedagogia musical brasileira no século XX: metodologias e tendências. Brasília: MusMed, 2000.
PEDREIRA VIEIRA, Alba. et al. Dança na educação infantil: desvelando a arte e a ludicidade no corpo. Revista Conexão UEPG, vol. 7, núm. 2, julio-diciembre, 2011, pp. 174-183.
PICCOLI, João Jaccottet. Normalização para trabalhos de conclusão em Educação Física. 2ª ed. Canoas: Ed. ULBRA, 2006.
PORCHER, Louis. Educação artística: luxo ou necessidade? São Paulo: Summus, 1982.
RINALDI, Ieda Parra Barbosa; FERRI, Sirlei de Lima. A dança na educação física escolar e a metodologia crítico-superadora. Grupo de Pesquisa-Gímnica – formação, intervenção e escola. UEM, 2003
SOARES, C. L. et al. A educação física escolar na perspectiva do século XXI. Educação Física & Esportes; perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 1992.
VARELLA, D. Crianças obesas e sedentárias. São Paulo, 2011. Disponível em <http://drauziovarella.com.br/crianca-2/criancas-obesas-e-sedentarias/>. Acesso em: 28 jul. 2021.
VERDERI, Érica. Dança na escola, uma nova pedagogia. Editora: Phorte. São Paulo, 2009.
WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro. São Paulo: Paz e terra, 1993.

Downloads

Publicado

2023-12-23

Como Citar

da Silva, B. M. (2023). A PRÁTICA DA DANÇA COMO ATIVIDADE FÍSICA PARA AS CRIANÇAS NO AMBIENTE ESCOLAR. South American Development Society Journal, 9(27), 200. https://doi.org/10.24325/v9i27p200-214

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.