A PRÁTICA DA DANÇA COMO ATIVIDADE FÍSICA PARA AS CRIANÇAS NO AMBIENTE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.24325/v9i27p200-214Palavras-chave:
Dança, Educação Infantil, Atividade FisicaResumo
O artigo aborda a temática: a prática da dança como atividade física para as crianças no ambiente escolar. Existe uma falta de informação relacionada no modo de como desenvolver a dança nas aulas de Educação Física, pois diversos educadores sentem inseguros ao utilizá-la ou à compreende apenas como um caráter divertido. Nesse sentido o objetivo deste estudo é compreender a dança como um elemento fundamental na aula de Educação Física na Educação Infantil como uma ferramenta de suma importância para o desenvolvimento da coordenação motora e aprendizagens significativas. Utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica fundamentado nas ideias e concepções de alguns estudiosos na área da pesquisa. Como resultado compreendeu-se que a dança inserida nas aulas de Educação física na educação infantil pode desenvolver aspectos: motor, cognitivo, emocional e criativo contribuindo para aprendizagens significativas no mundo infantil.
Downloads
Referências
ANDRADE, Carolina Romano de. Dança com crianças: propostas, ensino e possibilidades. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. v. 1. — Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <https://www.novaconcursos.com.br/blog/pdf/conteudo-complementar-referencial-curricular-nacional-volume-1.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. v. 3. — Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2021.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2021.
BUENO, Elza Sabino da. et al. Práticas de ensino de linguagens: experiências do Profletras. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2018.
GAINZA, Violeta Hemsy de. Estudos de Psicopedagogia Musical. 3. ed. São Paulo: Summus, 1988.
GRABER, Kim C.; WOODS, Amelia Mays. Educação física e atividades para o ensino fundamental. Porto Alegre: AMGH Editora Ltda, 2014.
PAZ, Ermelinda A. Pedagogia musical brasileira no século XX: metodologias e tendências. Brasília: MusMed, 2000.
PEDREIRA VIEIRA, Alba. et al. Dança na educação infantil: desvelando a arte e a ludicidade no corpo. Revista Conexão UEPG, vol. 7, núm. 2, julio-diciembre, 2011, pp. 174-183.
PICCOLI, João Jaccottet. Normalização para trabalhos de conclusão em Educação Física. 2ª ed. Canoas: Ed. ULBRA, 2006.
PORCHER, Louis. Educação artística: luxo ou necessidade? São Paulo: Summus, 1982.
RINALDI, Ieda Parra Barbosa; FERRI, Sirlei de Lima. A dança na educação física escolar e a metodologia crítico-superadora. Grupo de Pesquisa-Gímnica – formação, intervenção e escola. UEM, 2003
SOARES, C. L. et al. A educação física escolar na perspectiva do século XXI. Educação Física & Esportes; perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 1992.
VARELLA, D. Crianças obesas e sedentárias. São Paulo, 2011. Disponível em <http://drauziovarella.com.br/crianca-2/criancas-obesas-e-sedentarias/>. Acesso em: 28 jul. 2021.
VERDERI, Érica. Dança na escola, uma nova pedagogia. Editora: Phorte. São Paulo, 2009.
WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro. São Paulo: Paz e terra, 1993.